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5 estratégias de marketing para sair na frente dos concorrentes

por BulkServices



Não importa qual é o seu segmento de atuação: é natural que haja concorrência no mercado. Novas empresas surgem todos os dias, mas isso não é motivo para se preocupar. Com as estratégias de marketing certas, e aplicadas de maneira correta, você garante que a sua marca sempre tenha destaque entre os consumidores – e que o seu faturamento permaneça em crescimento.

O primeiro passo é identificar o que a sua empresa tem de único para oferecer aos clientes. O seu ponto forte é o atendimento? Você oferece preços competitivos? Seus produtos ou serviços são de alto padrão?

Ao descobrir quais são os diferenciais da sua empresa, você pode investir em estratégias de marketing mais eficazes, que possibilitarão que você saia na frente da concorrência. Oferecer valor é uma excelente maneira de se destacar e conquistar consumidores.

De posse dessa informação, é possível elaborar um plano de ação que permita que a sua marca se destaque na multidão. Mas como conquistar essa notoriedade tão desejada (e necessária)? Continue lendo e confira quais são as estratégias que você pode adotar para sair na frente da concorrência!

1. Invista nas Mídias Sociais

O mundo da comunicação evoluiu e os consumidores estão cada vez mais antenados às mídias sociais. Marcar presença em redes como o Facebook, o Twitter e o Instagram não é mais uma opção: sua marca tem que estar nessas plataformas para divulgar seus produtos ou serviços, e também para estabelecer uma linha de diálogo com os clientes.

Mas não pense que basta criar uma página no Facebook para que seus negócios se expandam de maneira milagrosa: você precisa planejar cada post com muito cuidado, afinal é a imagem da sua marca que está em jogo.

É necessário pensar em cada texto, cada imagem e cada ação com cautela, para que suas postagens nas redes sociais transmitam a ideia correta e impactem o seu público-alvo. Também é fundamental prestar um bom atendimento através dessas plataformas, para que seus clientes não só confiem na sua empresa, mas também simpatizem com ela.

Pense nas mídias sociais como um canal de relacionamento, e as vendas ocorrerão naturalmente.

2. Aposte no WhatsApp

O relacionamento através do WhatsApp se torna cada vez mais indispensável em uma estratégia de marketing bem sucedida. O aplicativo é o mais utilizado do Brasil, com mais de 120 milhões de usuários. E você certamente quer impactar o maior número de clientes possível, certo?

Com o WhatsApp, você tem a possibilidade de enviar mensagens de texto, imagens e até arquivos de áudio para divulgar suas promoções e diferenciais. A chance de visualização da sua mensagem é muito maior do que em qualquer outra rede social e, se você souber usar a ferramenta, certamente irá se destacar frente à concorrência.

Porém, o marketing via WhatsApp exige uma série de cuidados: é recomendado que você somente envie mensagens para usuários previamente cadastrados, que ofereça a possibilidade de descadastro e que envie mensagens apenas no horário comercial para não atrapalhar o descanso dos seus clientes.  

Observados esses cuidados, você terá um canal de comunicação aberto permanentemente com o seu consumidor, o que é um diferencial e tanto para a sua empresa!

3. Use o e-mail marketing

Assim como o WhatsApp, o e-mail marketing também tem potencial para atingir um grande número de pessoas por um baixo custo. Afinal, todo mundo tem uma conta de e-mail (mais de uma, em alguns casos) que é conferida diariamente.

Com o e-mail marketing você poderá enviar as suas ofertas e notícias diretamente para a caixa de entrada do seu cliente. Com a popularização dos smartphones, a sua mensagem poderá ser lida a qualquer hora e em qualquer lugar nos dispositivos móveis. Ou seja, você pode efetuar vendas a qualquer momento e assim se manter na frente da concorrência.

Para o envio de e-mail marketing ser bem sucedido (e não confundido com SPAM) é importante que você tenha cuidado com diversos detalhes, que vão desde a linha de assunto até a responsividade da sua mensagem, para que ela se adapte a qualquer tamanho de tela.

O e-mail marketing, quando bem planejado, pode trazer excelentes resultados. Por isso, não deve ser deixado de fora das suas estratégias de marketing.

4. Adote as práticas de SEO

Outra maneira de sair na frente da concorrência é garantindo que a sua marca esteja na primeira página do Google. Os consumidores usam o buscador para procurar produtos e serviços o tempo todo, e quem aparece no topo dos resultados garante mais visitas ao site – e, consequentemente, mais vendas.

Mas como garantir a presença da sua marca no topo das buscas? A maneira mais segura é adotar práticas de SEO tanto na programação quanto na criação de conteúdo para o seu site.

Com o SEO, você pode determinar palavras-chave que representem a sua marca e trabalhar para que elas apareçam na primeira página das ferramentas de busca. É necessário aplicar as palavras-chave no conteúdo, nas imagens, descrições e outros lugares do site para que as mudanças façam efeito.

O SEO pode demorar um pouco para apresentar seus resultados, mas é uma estratégia indispensável para a sua empresa. Afinal, nada melhor do que estar literalmente na frente de seus rivais de mercado, não é mesmo?

5. Monitore a concorrência

Para garantir o primeiro lugar no mercado, é fundamental saber o que os seus concorrentes estão fazendo. Por isso, é importante apostar no monitoramento para acompanhar todas as notícias e novidades do seu segmento.

O primeiro passo é identificar quem são os seus competidores no mercado e criar uma planilha de acompanhamento. Depois você pode configurar alertas no Google, buscas nas redes sociais e até assinar as newsletters para ficar sempre por dentro dos passos das empresas que atuam no mesmo segmento.

Não se trata de copiar o que a sua concorrência está apresentando, mas sim de acompanhar todos os seus passos para se manter constantemente na frente. Você também pode usar números, como aqueles conquistados nas redes sociais, como metas para a sua empresa. Dessa maneira poderá definir as suas estratégias de marketing de maneira mais assertiva – e, consequentemente, mais eficaz.  

Gostou das dicas? Então, confira também o nosso artigo sobre SMS Marketing para pequenas empresas e aprofunde-se no assunto! 

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