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5 dicas para fazer uma boa gestão de campanha de marketing eleitoral

por BulkServices



Sem dúvidas, o período eleitoral começa bem mais cedo para os candidatos. É preciso se antecipar às eleições quando o assunto é marketing político para se destacar e conquistar a preferência das pessoas. O objetivo maior de uma campanha, geralmente, é fortalecer a imagem de um parlamentar perante o público. No entanto, para que isso aconteça, é indispensável ter uma gestão de campanha de marketing eleitoral eficiente.

Neste artigo, revelamos 5 dicas infalíveis para colocar em prática imediatamente e alcançar resultados extraordinários com a sua campanha!

1. Planejamento é tudo!

Definir os principais objetivos da campanha é um passo básico e essencial para avaliar o sucesso das ações realizadas. Por isso, anote todos eles e acrescente as metas, ou seja, quantos votos são necessários para a eleição, dentre outros alvos.

O cronograma estratégico também precisa constar no seu planejamento com as estratégias mais apropriadas para atingir o propósito da campanha. Assim, coloque na lista os veículos on-line e off-line que serão utilizados para a divulgação do candidato, bem como a verba disponível e os responsáveis pelo acompanhamento de cada publicidade.

2. Analise os concorrentes

A prática de analisar a concorrência é bastante utilizada nas estratégias de marketing e não seria diferente no cenário político. Essa tática de observar os opositores pode revelar muitos insights para a campanha! Não se trata de copiar, mas de ter uma referência para criar ações ainda mais eficazes.

Primeiramente, faça uma lista dos principais concorrentes e determine quais aspectos serão observados, por exemplo: identidade visual, presença digital (site, redes sociais, anúncios), discurso, etc.

Depois disso, é interessante avaliar os pontos negativos e positivos de cada elemento analisado e comparar com a sua campanha. Assim, será possível identificar mais claramente o que pode ser implementado de maneira ainda mais efetiva.

3. Pesquise quais são os grupos sociais ativos na região

Na maior parte das regiões, sempre existe uma equipe formada por pessoas que lutam pela conquista de objetivos políticos e sociais. Desse modo, criar uma relação com essas lideranças é uma excelente estratégia para consolidar a imagem perante a comunidade.

Os protestos e manifestações realizados são ótimos indicadores dos movimentos já consolidados e com maior número de pessoas envolvidas. Após filtrar esses grupos, é fundamental entender os seus interesses para verificar a melhor forma de atendê-los.

Uma reunião com os representantes é o próximo passo para alinhar as expectativas e buscar soluções para as questões levantadas pelo grupo. Com a influência nessas coletividades, é possível ampliar ainda mais o número de potenciais eleitores.

4. Adote uma comunicação personalizada e eficiente

A relevância das mensagens transformou a comunicação superficial em algo totalmente ultrapassado. Por esse motivo, para captar o interesse do eleitor, hoje, é preciso se comunicar de uma maneira com a qual ele realmente se sinta conectado.

Ter um sistema CRM é uma solução muito interessante para armazenar os dados dos eleitores de maneira organizada e muito confiável. Com esse banco de informações, as mensagens podem ser mais segmentadas de acordo com o perfil de cada um.

O WhatsApp é um exemplo de como esses dados sobre o perfil dos eleitores pode ajudar na comunicação personalizada. O envio de mensagens, seja de texto, vídeo, imagem, geolocalizaçao, links ou áudio, pode ser um aliado poderoso na conquista de votos. Principalmente porque é a oportunidade de o candidato se aproximar do seu eleitor, tendo em vista que as pessoas passam o dia todo olhando os celulares.

5. Utilize o e-mail marketing de maneira estratégica

Um dos erros mais comuns cometidos em várias campanhas é o disparo em massa de e-mails a todo o momento para a base de contatos. Para gerar resultados positivos, a mensagem deve ser relevante e enviada na periodicidade correta. Caso contrário, as pessoas se afastam do candidato, e o e-mail passa a ser caracterizado com SPAM. Ou seja, tempo e dinheiro serão desperdiçados todos os dias.

Agora que você já descobriu a melhor maneira para garantir a eficiência da gestão de campanha de marketing eleitoral, comece já a sua estratégia! E não se esqueça de assinar a nossa newsletter e receber todos os conteúdos exclusivos por e-mail.

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