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6 dicas para escrever uma boa mensagem em 160 caracteres

por BulkServices



Apesar de ser uma tecnologia mais antiga, mais empresas estão aderindo ao SMS marketing em suas estratégias. Um dos maiores motivos é o grande aumento no número de celulares e a mudança de hábitos dos consumidores — cada vez mais conectados.

Mas redigir um SMS pode ser um desafio para muitos. Por isso, separamos, neste texto, 5 dicas para escrever uma boa mensagem em 160 caracteres, com poucas palavras. Depois, você verá uma série de cuidados para que seu conteúdo seja interpretado da maneira correta.

Quer aumentar suas vendas com SMS marketing? Veja agora o que fazer. Boa leitura!

1. Mantenha a objetividade

A mensagem é curta, então você precisa aproveitar cada caractere para transmitir o conteúdo de forma clara e eficiente, a fim de convencer o seu público que sua oferta é boa para ele.

A regra principal é: “Vá direto ao ponto”. O que você está oferecendo é um produto em promoção? Um lançamento exclusivo? Além de perder caracteres preciosos, a falta de objetividade pode cansar o consumidor, ou mesmo, deixá-lo em dúvida.

Insira também a ação que espera do receptor, por exemplo, “compre até amanhã e garanta o desconto”. Caso ele não saiba o que deve fazer, provavelmente, ele não fará nada. Ou seja, dificilmente haverá acréscimo nas vendas.

2. Insira links encurtados

É possível que você queira, com a mensagem, que seu cliente acesse seu site, sua loja online ou uma landing page promocional. De qualquer maneira, inserir um link de acesso aumenta as chances dessa conversão, já que informa ao consumidor qual deve ser o próximo passo a ser dado.

Porém, links normalmente são longos e usam muitos caracteres. É possível que todos os espaços sejam gastos apenas com o link. Para evitar isso, use um encurtador de link, como o Bit.ly ou o Goo.gl. Com essas ferramentas, mesmo links grandes utilizarão poucos caracteres.

É muito simples encurtar um link, basta copiá-lo, colá-lo no local indicado em uma ferramenta, como as citadas acima, e pegar a URL encurtada pronta para uso.

3. Invista na mensagem personalizada

Uma forma de gerar mais impacto no receptor da mensagem é personalizá-la com o nome dele, que pode aparecer no início ou no meio do conteúdo. Isso pode fazer com que o impacto do conteúdo enviado seja ainda maior. Os consumidores sentirão que as mensagens foram enviadas diretamente para eles e que os descontos, ou promoções, foram pensados no perfil de clientes deles. Ou seja, a estratégia aumenta as chances de venda e aproxima o cliente da marca. Outra possibilidade são as mensagens interativas.

4. Se necessário, use abreviações

No caso das mensagens SMS, é permitido utilizar algumas abreviações mais conhecidas entre as pessoas, como:

  • adicionar vira “add”;
  • mensagem vira “msg”;
  • quando vira “qdo”;
  • muito vira “mto”.

Contudo, tente não usar muitas abreviações na mesma mensagem, já que isso pode ser cansativo e dar uma impressão de falta de profissionalismo — a menos que seu público seja mais despojado, assim como seu negócio. Atente-se também para não usar abreviações desconhecidas. Se as pessoas não entenderem uma palavra, será difícil para compreender todo o conteúdo.

5. Evite usar acentos

O que acontece é que alguns celulares não reconhecem as letras acentuadas e fazem-nas sumir da mensagem ou virar símbolos. Esse tipo de situação pode não parecer grande coisa, mas se uma mensagem não for entendida pelo cliente, não será convertida em compra. A sugestão é procurar sinônimos às palavras acentuadas e, se preciso, mudar a ordem das frases.

Lembre-se, o que está em jogo não é apenas a estratégia atual da empresa. Quando o usuário tem problemas em entender suas mensagens, a própria imagem da marca estará em evidência e poderá ser prejudicada. Por isso, é essencial contar com uma equipe especializada no assunto para evitar erros.

6. Tome cuidado na produção do conteúdo

Entenda que as mensagens precisam ser bem escritas, isso significa que o conteúdo deve ser direto e claro. Caso contrário, a estratégia de comunicação pode surtir efeito inverso. Em vez de conseguir atrair mais clientes, a marca pode virar chacota nas redes sociais, por exemplo.

Você não quer isso, não é mesmo? Então, verifique sempre a existência de duplo sentido em suas frases, ou mesmo, períodos confusos ou pouco informativos. Veja, agora, outros cuidados que você não deve esquecer!

Evite abreviar muitas palavras

Como você viu, abreviar palavras é um recurso útil para diminuir o número de caracteres e se aproximar da linguagem do consumidor. Entretanto, quando isso acontece várias vezes em uma mesma frase, ela pode se tornar informal demais ou dificultar a leitura.

Nesse caso, os usuários deixarão de considerar o texto enviado, fazendo com que o tempo e o investimento sejam em vão. Além disso, os consumidores poderão reagir de forma semelhante mesmo quando boas mensagens são enviadas.

Evite ser informal demais

Nas redes sociais ou em SMS, é comum que as empresas utilizem termos mais informais e próximos de seus usuários. Entretanto, quando isso acontece em demasia, os consumidores podem perder a noção de que ainda estão conversando com uma empresa, o que pode levar a situações desagradáveis, como linguagem pejorativa e xingamentos.

Tenha cuidado com promoções

Sempre tenha cuidado ao enviar conteúdo promocional, uma vez que, as mensagens podem ser compreendidas de formas diversas. Em caso de entendimento incorreto, os consumidores podem ficar frustrados ao verem que a promoção que eles imaginaram, na verdade, não existe.

Além disso, certifique-se que os valores e percentuais descritos estão corretos. Caso contrário, os consumidores poderão exigir que a oferta seja cumprida. Em todo caso, o usuário se sentirá insatisfeito com a marca.

Certifique-se de que os nomes e números estão corretos

Para preservar a relação com os clientes, incentive-os a manter o cadastro sempre atualizado. Por um lado, os consumidores terão sempre acesso em primeira mão às principais novidades e promoções da empresa. Por outro, a marca terá acesso aos dados mais novos dos clientes, evitando enviar conteúdo para pessoas diferentes ou para números que não são mais utilizados.

As mensagens recebidas em celulares têm um alto alcance, visto que as pessoas estão constantemente conectadas aos seus aparelhos. Sua empresa pode encontrar seu consumidor onde quer que ele esteja. Escrever uma boa mensagem em 160 caracteres pode impactar e trazer mais conversões do que uma grande mensagem malfeita.

Essa é apenas uma parte de uma estratégia eficiente. Quer saber o que mais deve ser feito? Assine agora mesmo nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos em sua caixa de e-mails.

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