Logo Bulk Services

4 tendências de consumo para você ficar de olho!

por BulkServices



Grandes tendências de consumo estão mudando o comportamento das pessoas e dos mercados. Um exemplo é a indústria 4.0: nela, tecnologia, realidade virtual e inteligência artificial unem-se para oferecer as melhores experiências possíveis.

Uma forte tendência é o consumo consciente. Nesse caso, os clientes dão preferência aos produtos saudáveis, recicláveis e que não afetam o meio ambiente. Outra tendência de consumo é o smartphone como meio de fazer e receber marketing. Nesse caso, o próprio WhatsApp é um canal direto, preciso e flexível.

São muitas as tendências de consumo e você deve ficar de olho nelas para atuar de maneira estratégica. Confira as 4 que listamos a seguir!

1. Consumo consciente

Consumir é uma prática essencial ao ser humano. Porém, muitas pessoas têm se perguntado se é possível fazer isso de modo a não prejudicar o meio ambiente. São elas as principais apoiadoras do consumo consciente. As empresas, por sua vez, também devem ficar atentas.

Segundo o instituto Akatu do Brasil sobre o consumo consciente, só em 2018, 38% dos clientes são considerados iniciantes — isto é, que começam a apresentar preocupações com hábitos mais saudáveis na hora da compra. Portanto, essa pode ser considerada uma forte tendência.

2. Compras pela internet

Até pouco tempo ainda havia muita insegurança quanto às compras online. Atualmente, o grau de confiança é cada vez maior e os consumidores se sentem mais confortáveis para comprar pela internet. Além disso, eles têm acesso à preços mais atraentes.

Em razão disso, o mais indicado ao negócio é adotar uma estratégia omnichannel (isto é, multicanal). Significa estar presente no mundo físico, com o ponto de venda tradicional; e no mundo virtual por meio dos aplicativos, sites e SMS marketing.

3. Realidade virtual

Outra tendência de consumo é a realidade virtual. Apesar de ainda ser pouco utilizada no dia a dia dos consumidores, seu avanço é contínuo e a demanda é cada vez maior.

Nos dias atuais, alguns e-commerces já apresentam seus produtos em 3D e permitem testes no mundo virtual. Já as lojas físicas contam com vitrines inteligentes, nas quais os clientes podem provar os itens/produtos digitalmente e depois comprá-los.

Nesse sentido, a realidade virtual é uma ótima estratégia para oferecer uma melhor experiência ao cliente e aumentar o volume de vendas.

4. Uso do smartphone

O tempo com o smartphone nas mãos é cada vez maior, afinal, é possível fazer quase tudo com o celular: pesquisar, comprar e conversar. Além disso, clientes e empresas podem estabelecer um relacionamento humanizado por meio desse aparelho.

A verdade é que o smartphone é bastante flexível. Com o WhatsApp, por exemplo, é possível enviar imagens, textos, vídeos e áudios para o cliente, e se utilizar de quase todo tipo de marketing. E mais, algumas plataformas permitem o envio de mensagens em massa, possibilitando o impacto de um maior número de clientes.

Cada uma dessas tendências de consumo oferecem benefícios específicos à organização, mas em geral todas contribuem para modernizar o relacionamento com o consumidor. Logo, investir nelas também é uma maneira de respeitar o cliente e buscar um relacionamento mais próximo, duradouro e saudável.

Gostou do nosso artigo? Conhece outro tipo de tendência de consumo? Aproveite para deixar seu comentário aqui no artigo. Vamos lá!

Comentários

Comentários