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5 táticas de vendas para usar no whatsapp

por BulkServices



Com a facilidade dos smartphones, o brasileiro não larga mais o celular. Para se ter uma ideia, pesquisa divulgada ano passado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que o uso de internet pelo celular já supera o consumo pelo computador — enquanto que o primeiro passou de 53% para 80% do consumo, o segundo saiu de 88% para 76%.

Para as empresas, é claro que essa é uma excelente oportunidade de negócios, afinal, como o consumidor está com o celular sempre em mãos, é possível manter um contato constantemente com ele. Uma das ferramentas mais usadas para isso é o WhatsApp, que é extremamente popular entre os usuários.

Por isso, no post de hoje você confere 5 táticas de vendas para fidelizar clientes com WhatsApp. Além disso, você verá quais são os erros mais comuns e um bônus sobre como planejar suas campanhas. Continue a leitura e confira!

1. Lance promoções exclusivas

Em primeiro lugar, você pode apostar em promoções exclusivas para os usuários que utilizam o WhatsApp para manter contato com a sua empresa. Desse jeito, você ganha de duas maneiras diferentes.

Primeiro, ao perceber a oportunidade de garantirem descontos, brindes ou outras vantagens com o WhatsApp, os usuários passarão a usar a ferramenta voluntariamente para entrar em contato com a sua empresa, o que reforça o poder desse recurso. Além disso, é claro que as promoções ajudam a fidelizar os clientes, podendo ser uma excelente maneira para estimular o consumo.

2. Envie vídeos e áudios

Outra maneira para fidelizar clientes com WhatsApp é o envio de áudio e vídeos. Você pode anunciar uma promoção em tempo real, por exemplo, ou se aproveitar do vídeo para mostrar algum produto novo para o seu grupo.

O melhor de tudo é que a ferramenta é mais informal, portanto, você não precisa necessariamente fazer vídeos caros para chamar a atenção da sua clientela. Basta usar de maneira inteligente e os resultados, com certeza, surgirão.

3. Realize um atendimento rápido

O WhatsApp é, acima de tudo, uma ferramenta para comunicação. Por isso, muitas empresas já fazem uso dela para realizar um atendimento rápido ao cliente, em tempo real. Claro que, para isso, é preciso de colaboradores preparados para atender as demandas.

Vale lembrar que hoje o atendimento é uma das prioridades para a clientela. Uma pesquisa da Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, por exemplo, mostrou que o bom atendimento é mais importante, inclusive, do que a qualidade ou preço do produto.

4. Envie mensagens via Whatsapp

Por fim, é importante destacar que existem softwares que permitem o envio de mensagens via Whatsapp. A Bulk Services, por exemplo, já conta com esse tipo de solução para os clientes, que apresenta resultados de marketing excelentes.

Assim, você consegue atingir o máximo de pessoas possível, estimulando o consumo e mostrando para a sua clientela que você está ativo. Lembrando, ainda, que o envio de mensagens pode ser utilizado para que você realize todas as estratégias mencionadas por nós nos tópicos anteriores.

5. Evite erros comuns

Para conseguir os melhores resultados com as práticas anteriores, evite cometer alguns erros que podem minar toda sua estratégia. Confira!

Muitos envios em pouco tempo

A princípio, os usuários querem conversar com seus amigos e familiares. Por isso, enviar muito conteúdo para eles poderá ter efeito contrário ao desejado: afastá-los da marca, diminuindo as chances de negócio. Para que isso não aconteça, atentar para a quantidade é essencial. Poucos envios podem fazer com que o consumidor se esqueça da empresa, muitos, levá-lo a irritação.

Exagerar no conteúdo de multimídia

Outro problema que pode dificultar sua estratégia no WhatsApp é a quantidade de recursos multimídias utilizadas. É mais complicado para o usuário entender sobre o que se trata um vídeo ou áudio enviado. Quando isso acontece, a pessoa pode nem mesmo abrir o material ou mesmo se cansar de se relacionar com a loja.

Linguagem inadequada

A linguagem utilizada é fundamental para que o relacionamento seja frutífero. As pessoas tendem a se relacionar com grupos que sejam mais próximos a realidade que ela vive. Dessa forma, usuários mais informais não gostarão do tratamento recebido caso a linguagem seja formal. Eles acharão o conteúdo “muito quadrado” e desinteressante. Por outro lado, há diversas pessoas que procuram conversas mais formais e técnicas. Nesse caso, a informalidade será vista como desrespeitosa.

O único caminho para acertar na decisão é conhecer o próprio cliente. Cada empresa trabalha com públicos distintos, por isso, uma estratégia bem-sucedida em uma instituição não é sinônimo de repetição de resultados quando aplicada em outra.

Bônus — Utilize uma estratégia adequada

Somente uma estratégia adequada aos objetivos empresariais encaminhará o negócio para o sucesso esperado. Nesse caminho, dois passos são fundamentais: organizar os contatos e oferecer conteúdo relevante. Veja agora como isso funciona!

Organize contatos profissionais

A organização é a chave para ter negócios mais bem estruturados. Por isso, organize seus contatos profissionais para acessá-los sempre que for necessário. Uma opção é utilizar a ferramenta de etiqueta presente no WhatsApp Business. Com ela, é possível classificar conversas e facilitar encontrá-las quando você mais precisar.

Ofereça conteúdo

Ao falar de envio de mensagens via Whatsapp, muitos empresários ficam empolgados em um primeiro momento, mas, depois, não sabem do que falar para seu público. O conteúdo é o que fará com que a empresa seja relevante para os usuários. Tente não só falar da sua empresa ou produtos, mas ajudar o consumidor a lidar com seus problemas e dificuldades de forma prática.

Uma loja de roupas, por exemplo, pode ensinar o cliente a combinar as várias peças da estação para continuar na moda. Tente lidar com as principais dificuldades dos consumidores e, assim, poderá se transformar em uma autoridade de mercado.

Táticas de vendas são essenciais para conseguir aumentar as vendas e a qualidade delas. Entretanto, antes de tudo, a empresa deve saber o que está fazendo. Não basta apenas escolher uma novidade de mercado e tentar reproduzi-la de qualquer forma. É necessário contar com planejamento para escolher as melhores oportunidades e implementá-las da forma correta.

Quer saber o que a Bulk Services oferece para que sua empresa não erre na escolha? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo!

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