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4 estratégias de alternativas para campanha de marketing eleitoral

por BulkServices



Com a aproximação das eleições, os candidatos começam a aumentar os esforços na campanha de marketing eleitoral; mas o que muitos não sabem é que existem métodos alternativos para se destacar dos demais.

Pensando nisso, separamos 4 estratégias alternativas muito eficientes para a campanha eleitoral. Confira!

Por que utilizar estratégias alternativas na campanha de marketing eleitoral?

Durante as campanhas, os candidatos têm um tempo bastante limitado para falar de suas propostas, posicionamentos e ganharem um espaço na mente do eleitor. Além disso, os custos de uma campanha podem ser muito altos.

Por isso, a utilização de outros meios durante a campanha pode favorecer o candidato em termos de tempo, custos, integração com o eleitorado e, consequentemente, aumento das intenções de voto.

1. WhatsApp Marketing: um grande aliado

Esse aplicativo tem milhares de usuários ao redor do mundo e ainda não ganhou uma regulamentação específica para propagandas. Ele possibilita uma oportunidade imensa de comunicação com o público e um grande alcance com baixo investimento.

O candidato pode criar listas de transmissão com assuntos de interesse público (evite a simples propaganda, já que a ideia é despertar interesse por suas propostas) e um link para seu blog.

Por exemplo, você pode mandar um texto que escreveu sobre um problema público recorrente em seu futuro local de atuação e as propostas que você ajudará a implementar para saná-lo.

2. Campanha on-line: aumente seu tempo

Integrada à ação de WhatsApp, essa estratégia visa a fornecer mais tempo para falar de propostas.

Se na televisão ou rádio o tempo é escasso, no blog é possível postar conteúdos diariamente, interagir nos campo para comentários e ainda compartilhar os conteúdos por WhatsApp e redes sociais diversas.

3. Presença nas redes sociais: construa relacionamentos

O brasileiro é um público conectado, que gasta boa parte de seu tempo nas redes. Muitos utilizam as redes sociais para discutir política, inclusive.

Aproveite esse empenho do público e esteja presente nas principais redes. Tenha uma página no Facebook, converse com o eleitorado, faça postagens e compartilhe conteúdos de interesse do eleitor, analisando os temas mais falados pelo eleitorado e desenvolvendo propostas para melhor atendê-los.

4. E-mail marketing: comunicação eficiente 

O e-mail é um canal importante de comunicação com o eleitor. Mas, para que ele funcione de maneira eficiente, desenvolva textos atraentes e com temas interessantes, e aposte em layouts limpos e bonitos  a imagem conta bastante na hora da leitura.

Elabore títulos atrativos, pois eles são responsáveis pela abertura (ou não) de sua mensagem. Lembre-se, também, de escolher ferramentas que disponham de layout responsivo, pois muitas pessoas acessam o e-mail de seus smartphones. 

Utilizar meios alternativos pode melhorar os resultados de sua campanha de marketing eleitoral. Invista tempo, estude o público, desenvolva projetos coerentes e comunique-se constantemente com o eleitorado. Apesar dos custos mais baixos do que os de uma campanha comum, o retorno pode ser surpreendente.

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