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4 dicas de como fazer um bom pós-venda e fidelizar mais clientes

por BulkServices



Quem trabalha com vendas sabe que é muito comum empresas se preocuparem apenas em fechar um negócio. No entanto, essa é apenas umas das fases do processo comercial, pois, nos dias de hoje, a fidelização vem se tornando muito mais importante do que apenas concretizar uma venda.

Por isso é interessante as empresas pensarem em como fazer um bom pós-venda a fim de ganhar a confiança do consumidor e fazer com que ele sempre tenha vontade de comprar com você. Essa prática tende a viabilizar o crescimento empresarial, além de atrair novos compradores para o seu empreendimento.

No post de hoje, preparamos 4 dicas de como realizar esse processo para fidelizar mais clientes. Confira agora!

1. Demonstre interesse sobre a satisfação do cliente

Para fazer um bom pós-venda, é fundamental que você mantenha contato com o seu cliente depois que fechar uma venda, principalmente quando ele ficou satisfeito com uma compra. Assim, a venda é apenas uma consequência de um processo que tenha sido conduzido. Não é importante ter aquele contato apenas para tentar repassar mais produtos, mas sim se relacionar, colaborar, tirar as dúvidas etc.

Ou seja, é nesse momento que você precisa convencê-los de que tomaram a decisão correta e estão no caminho certo. Essa prática faz com que eles se sintam especiais e é um dos passos para a fidelização.

2. Cumpra com o que foi acordado

Essa é uma prática que deve ser comum em qualquer segmento. É preciso estar atento ao padrão de qualidade do que você vende e cumprir com prazos de entrega estipulados. Além do mais, assegure-se de enviar o que foi requisitado. Uma alternativa interessante é criar formas de analisar a mercadoria antes que ela seja remetida ao cliente.

3. Apresente novas opções de compra

Uma boa prática de pós-venda exige que a empresa mantenha constantemente contato com o cliente. Isso quer dizer que é fundamental fornecer diversas opções de compra, conforme o interesse de cada pessoa.

Assim, caso uma empresa lance uma mercadoria que seja de preferência de algum nicho de clientes, é preciso avisá-los. Além disso, você também pode calcular o tempo médio de consumo de um item que o consumidor comprou e oferecer promoções quando chegar a hora da reposição. Oferecer descontos também é uma ótima forma de incentivar compras e de fazer um bom pós-venda.

4. Use a tecnologia a seu favor

Hoje em dia, existem diversas ferramentas que possibilitam uma empresa manter contato com seus clientes. Uma delas, por exemplo, é o WhatsApp, que vem sendo bastante utilizada como ferramenta de trabalho. Afinal, as pessoas estão a todo tempo conectadas.

Assim, enviar algumas informações sobre novidades ou promoções são práticas interessantes e que aumentam as chances da fidelização de clientes. Mantenha uma relação próxima, se apresente, veja se o cliente tem vontade de continuar sendo comunicado por meio desse aplicativo e sempre preze pela educação e respeito.

E então, gostou do nosso post sobre como fazer um bom pós-venda? Que tal saber agora como usar a pesquisa de satisfação em campanhas de marketing? Dê uma olhada em nosso artigo sobre o assunto.

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