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12 estratégias para vender mais no final do ano

por BulkServices



Os lojistas já estão se preparando para vender mais no final do ano. Afinal, a proximidade do Natal e as festividades de Réveillon movimentam grandes somas de dinheiro no comércio e outros setores da economia e quem não quer perder dinheiro na época mais promissora do ano deve se preparar com antecedência.

As dicas deste artigo mostram como atrair mais clientes e alavancar o faturamento da sua loja. Se eu fosse você, não deixaria a leitura deste post para outro momento. Pode ser tarde demais. Confira!

1. Planejamento

Um bom planejamento é essencial para atingir os objetivos estipulados. Isso porque ao decidir o calendário promocional em cima da hora, é quase certo que muita coisa deixará de ser feita no tempo apropriado, comprometendo seus resultados.

2. Marketing 360°

Mais do que criar peças de comunicação para as campanhas, o marketing deve providenciar pesquisa sobre o perfil de gastos dos seus clientes, uma análise S.W.O.T. das ações da concorrência.

Além disso, é importante fazer pesquisa de opinião do público-alvo e outras informações que permitam direcionar as ações para aquilo que os consumidores realmente querem, procuram e esperam comprar.

3. Estoque

O giro de estoque será grande, por isso é preciso garantir, por meio de intenso controle, que os produtos vendidos sejam entregues.

Não há nada mais frustrante para um cliente do que ouvir que o item que deseja não está disponível e nenhum varejista quer uma horda de consumidores enraivecidos por não receberem o que compraram nos prazos prometidos por falta de estoque.

4. Carrinho de compras

Fique atento aos carrinhos abandonados com compras nessas datas. Crie um e-mail automático para lembrar os clientes de que ainda não compraram, que deveriam aproveitar o preço ou o estoque limitado, por exemplo.

Uma alternativa, se achar viável, é realizar um contato por WhatsApp ou telefone para ajudar o cliente a decidir por sua compra.

5. Variedade de pagamentos

Facilitar a forma de pagamento também é de suma importância. Portanto, ofereça descontos em pagamentos à vista, possibilidade de realizar parcelamentos sem juros e um prazo maior do que o praticado durante o ano. Isso representa um atrativo para clientes que buscam poder escolher a melhor forma para pagar suas compras.

Sendo assim, habilite diversos sistemas de pagamento na sua loja e no seu e-commerce e disponibilize sempre a opção de pagar com cartões de crédito e débito. No caso do e-commerce, além do boleto bancário, avalie a possibilidade de disponibilizar as formas de pagamento online, como PagSeguro e Paypal, por exemplo.

6. Funcionários treinados

Um bom atendimento é imprescindível em um mercado com alta concorrência, cujas lojas oferecem produtos similares aos seus.

Por isso, treinar seus funcionários para orientar e resolver eventuais problemas e dúvidas faz toda a diferença no momento da finalização das vendas e para que o cliente volte outras vezes.

Lembre-se: funcionários despreparados podem colocar a perder o faturamento esperado e provocar uma péssima impressão na clientela.

7. Funcionamento em horários especiais

Em períodos de grande movimento, abra em horários especiais para facilitar a visita dos consumidores. Afinal, muita gente deixa as compras de fim de ano para a última hora e estar aberto por mais tempo poderá gerar ainda mais vendas.

Ter essa flexibilidade poderá atrair mais clientes. Você estende o horário de funcionamento para aumentar ainda mais o faturamento.

8. Produtos em destaque

É fundamental saber quais produtos permanecerão em destaque no mostruário, ponto de venda e vitrine. Para isso, o empreendedor deve conhecer o desempenho de vendas da mercadoria na loja, além de saber qual é a aceitação desses artigos no mercado local, qual a demanda geral e quais os aspectos valorizados pelo espaço no qual ele será inserido.

9. Ações promocionais

Em datas comemorativas, oferecer descontos e promoções pode aumentar a probabilidade de vender mais no fim de ano.

Logo, conceda desconto em compras de mais de dois itens, faça cupons promocionais, entre outras opções.

10. Mídias sociais

Mantenha regularidade em sua comunicação nas mídias sociais. Assim, sua marca fica sempre em evidência e chama atenção.

A correria típica desse período do ano não é mais desculpa para negligenciar esse canal, pois você pode agendar conteúdos para serem publicados automaticamente.

Então, elabore seu calendário editorial e deixe que as mídias sociais encarregam-se de publicar na hora e data determinadas.

Uma dica importante: a boa prática é responder em até 24h as interações nos canais sociais: seja um elogio, seja uma dúvida ou uma reclamação.

Em qualquer conversa, ninguém gosta de falar sozinho. Portanto, tenha controle do que é dito sobre o seu negócio e esteja sempre disposto a ouvir sugestões.

Ter um bom relacionamento, mesmo em meio a comentários indesejados, é a alma do negócio. A comunicação com o cliente é o melhor feedback que se pode ter.

11. Dispositivos mobile

A maioria das pesquisas de compra é realizada em celulares pessoais de clientes, o que torna fundamental que seu site seja plenamente funcional e ágil quando acessado no formato mobile, ou seja, por celulares e tablets.

Peça para os profissionais de TI e web design realizarem testes para detectar eventuais falhas que podem reduzir suas chances de vender mais em datas comemorativas.

12. Potencial do WhatsApp

WhatsApp tornou-se uma das plataformas de comunicação mais usadas do mundo. De acordo com a pesquisa realizada pelo Mobile Ecosystem Forum (MEF), os brasileiros ocupam o 2º lugar na utilização do aplicativo, perdendo apenas para a África do Sul.

Aos poucos, empresários e empreendedores têm buscado aplicar o WhatsApp Marketing no dia a dia do negócio, ampliando a comunicação, a interação e o engajamento com o público.

Essa ferramenta permite garantir uma assistência em tempo real com o uso de um smartphone e nada mais. No entanto, para que o serviço seja bem executado e os consumidores estejam sempre satisfeitos, é importante considerar a demanda do empreendimento.

Isto é, se há um número elevado de questões e dúvidas, o ideal é garantir um funcionário exclusivo para solucionar as questões.

O melhor de tudo é que esse atendimento pode ser feito pelas mensagens, por chamadas telefônicas ou até vídeo-chamadas disponíveis no aplicativo.

Por isso, lembre-se sempre de colocar o número do WhatsApp corporativo no seu material de divulgação e redes sociais.

Listas específicas

Outro diferencial do app é permitir separar o seu público por temas específicos e se comunicar diretamente com eles. Ou seja, com a funcionalidade “lista de transmissão” é possível enviar mensagens para uma lista de contatos segmentados.

O WhatsApp Marketing possibilita criar uma relação separada por interesses, preferências ou valorizar os melhores clientes.

Seguindo as orientações deste artigo você vai conseguir vender mais no final do ano, além de garantir boas práticas para a fidelização de clientes.

Entre em contato conosco, podemos ajudá-lo a alavancar ainda mais suas vendas!

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