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Torpedo de voz no marketing: o que é e quais as suas vantagens

por BulkServices



No mundo dos negócios, todos os dias são criadas novas soluções para empreendedores e suas marcas. Mas há um recurso que, apesar de não ser considerado uma novidade, nem todos utilizam. Trata-se do envio de mensagens massivas no formato de áudio, que é conhecido como torpedo de voz no marketing.

Não é preciso um investimento alto em tecnologia para começar a utilizar essa estratégia. Hoje, já existem diversas soluções que permitem sua utilização à distância de um clique e preços bastante acessíveis.

Neste artigo, você saberá o que é essa ferramenta e aprenderá tudo que ela pode fazer pelo seu negócio. Continue a leitura e entenda o poder das cordas vocais em uma campanha de marketing!

Mas, afinal, o que é essa tecnologia?

O conceito é bem simples. Basicamente, um torpedo de voz funciona como o disparo de SMS automatizado. Porém, em vez de utilizar a escrita para compor a mensagem, ela é falada.

Existem outros mecanismos que suportam o formato. Os aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, por exemplo, também podem se beneficiar dele.

No entanto, enquanto os usuários utilizam a ferramenta para bater papo, no ambiente corporativo, ela adquiriu um formato comercial, ou seja, para se fazer marketing.

Com a tecnologia de transmissão automática, é possível enviar mensagens em áudio para uma vasta quantidade de usuários. Graças a isso, sua utilização é muito frequente em call centers e serviços de venda de produtos e serviços.

Funciona assim: depois de gravada, são realizadas um grande número de ligações para usuários de telefones fixos, móveis e smartphones. Assim que os destinatários atendem, uma mensagem eletrônica personalizada é reproduzida.

Por que utilizar o torpedo de voz no marketing?

Somente com essas informações torna-se possível formular uma grande quantidade de ideias para usar o torpedo de voz no marketing. Mas não se preocupe, você não precisa queimar os seus neurônios com isso. A seguir, saiba quais são as principais vantagens desse instrumento.

Aproximação com o ouvinte

Você sabia que o tom da voz influencia em 58% da percepção da personalidade? É o que diz uma pesquisa do CPDEC (Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Educação Continuada). Ou seja, por meio dos torpedos de áudio, é possível gerar afinidade com o consumidor, humanizando os processos de comunicação entre a empresa e o usuário.

Além disso, o locutor pode se adequar exatamente à persona. É possível estabelecer ritmo, linguagem e timbre que dialogue diretamente com o consumidor. Por exemplo, tons mais extrovertidos para dialogar com jovens, solenes para conversar com empreendedores ou casuais para a venda de produtos para o cotidiano.

Potencialização do alcance

Por meio do envio massivo de torpedos de voz, não há limites para a divulgação da sua marca. Tudo dependerá do seu cadastro de usuários.

Isso certamente é um ótimo benefício, visto que as ligações pessoais podem levar a atrasos no faturamento e estagnação no processo de vendas. Com essa ferramenta, todas as mensagens podem ser enviadas automática e simultaneamente, sem a necessidade da presença humana em nenhuma etapa do procedimento.

Diminuição de gastos

Outra consequência fundamental da utilização do torpedo de voz é a queda significativa nos investimentos necessários para o atendimento.

Sem esse recurso, seria necessária a contratação de um grande número de funcionários e equipamentos para os mesmos, além da logística, que envolve a carência de um local para acomodar uma equipe maior.

Velocidade dos processos

Além dos itens já citados, pode-se notar melhorias na agilidade dos processos internos. Enquanto um atendente humano precisa processar, analisar e repassar os dados da ligação para os softwares de gestão, um sistema de torpedo de voz faz isso automaticamente. Isso também minimiza os erros causados por falha humana, já que os computadores são exatos.

Recolhimento de dados

Os softwares também são capazes de coletar uma grande quantidade de dados, como número de ligações completadas e não atendidas, tempo e duração de cada uma delas. Esse tipo de sistema permite que o próprio aplicativo programe novos horários para as ligações ou cancele o processo para que o usuário não fique insatisfeito com o número de chamadas.

Retorno a curto prazo

Se o seu negócio precisa de uma mudança de panorama rápida, essa pode ser a solução. Por serem programas de fácil instalação, os resultados podem ser observados rapidamente.

Segmentação de cadastros

Esse recurso também permite a segmentação de cadastros. Baseando-se nos dados recolhidos, é possível direcionar as ações para públicos específicos. Homens, mulheres, pessoas que moram em determinada região ou apresentam comportamentos distintos ante as ligações.

Além disso, é possível seccionar as chamadas do torpedo de voz para diferentes objetivos. Por exemplo:

  • cobrança automática: envio regular de mensagens de alerta e recebimento;

  • vendas: divulgação de novos produtos, serviços ou aquisição de novos clientes;

  • atendimento ao consumidor: resolução de dúvidas, informações sobre a empresa;

  • informativos: referências sobre horário de funcionamento, recessos ou novidades;

  • relacionamento: mensagens de boas-vindas, feliz aniversário etc.;

  • confirmações: comprovação de cadastro em mailing list e de compras;

  • pesquisa de mercado: recolhimento de dados de satisfação do consumidor ou especulativas, para lançamento de novos produtos ou serviços.

Utilização interna

A ferramenta pode ser utilizada, inclusive, para processos internos. Seus funcionários podem fazer parte da segmentação, recebendo mensagens sobre mudanças em processos internos, horários e datas de eventos ou qualquer outro objetivo.

Personalização da mensagem

Outro recurso bastante útil e que faz muito sucesso no ambiente de negócios é a personalização da mensagem. Com os torpedos de voz, é possível criar e gerenciar campanhas que dialoguem diretamente com o ouvinte. Elas podem conter dados específicos. Veja um exemplo:

Olá, Paulo. Vimos que você renovou o seu plano no dia 12/08. Gostaria de renová-lo automaticamente? Se sim, tecle 1.

Outra possibilidade que esse instrumento oferece é realizar promoções para usuários que já utilizam o sistema há muito tempo, otimizando a retenção.

Agora que você já sabe como utilizar o torpedo de voz no marketing, é hora de começar a aplicá-lo no seu negócio e colher os frutos de uma estratégia bem elaborada.

Ficou com alguma dúvida? Então entre em contato conosco! Será um prazer atendê-lo!

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