Logo BULK Services

Propaganda pelo WhatsApp: essa estratégia funciona?

por BulkServices



Atualmente o WhatsApp é um dos maiores aplicativos de mensagens instantâneas. Funcionando gratuitamente, ele tem mais de meio milhão de usuários em todo o mundo. Por isso, devido ao amplo alcance de público, várias empresas têm feito propaganda por meio desse software.

Com isso, o aplicativo tem se mostrado uma excelente estratégia de obter lucros e de aumento de vendas em diferentes negócios. Então, é hora de começar a iniciar propagandas com o objetivo de alcançar resultados mais efetivos.

Tais campanhas precisam fazer parte de um planejamento, de forma que se tenham metas bem definidas que se deseja atingir. Para tanto, vamos entender mais sobre essa estratégia e conferir algumas dicas. Boa leitura!

Como funciona a propaganda pelo WhatsApp?

Com essa possibilidade no aplicativo, sem dúvidas, o WhatsApp pode vir a ser uma das principais formas de publicidade on-line. A estratégia deve estreitar o relacionamento com os clientes, uma vez que a comunicação se torna mais rápida, prática e mais barata. Dessa forma, os consumidores poderão contatar a empresa de maneira mais fácil.

Mas, se a intenção for utilizar o aplicativo para propagandas, as empresas podem utilizá-lo para enviar mensagens aos seus clientes sobre promoções e novidades. Porém, é importante ressaltar que deve-se perguntar aos clientes se eles permitem e se desejam receber as mensagens, falaremos mais sobre essa questão em seguida.

Quais as vantagens de adotar o WhatsApp?

O principal benefício observado na utilização do aplicativo para a propaganda é a possibilidade de atingir um grande público a um preço bastante baixo. Como a maioria das pessoas acessa o WhatsApp a todo momento, também pode-se considerar que a propaganda vai chegar de maneira rápida ao destinatário.

Vale destacar ainda que o WhatsApp permite a utilização de vários formatos, logo, é possível garantir anúncios com mais criatividade, utilizando imagens, áudios e vídeos.

Quais as dicas para criar ações assertivas?

Para ter um uso eficaz do aplicativo, é fundamental que se faça um planejamento. Do contrário, a empresa estará apenas enviando mensagens que vão confundir ou até mesmo incomodar o consumidor.

Com um método definido, tudo fica mais claro e organizado. Pensando nisso, preparamos algumas dicas de como fazer uma boa propaganda pelo WhatsApp. Veja a seguir:

Divulgue o WhatsApp da empresa em outros canais

É essencial ter uma estratégia integrada a vários canais. Então, comece divulgando o número da empresa. Após usar todas as formas de interação, a empresa vai trazer mais pessoas para a lista de contatos.

Dessa forma, utilize algumas postagens do Instagram, Facebook e Twitter para divulgar o número. Além disso, deixe-o disponível no site da sua empresa. Quando for conversar com um consumidor, interrogue-o sobre a comunicação pelo WhatsApp.

Crie grupos

Essa é uma tática muito interessante. Criar grupos vai criar a possibilidade de alcançar vários tipos de clientes. Os grupos são fundamentais tanto para atrair novos consumidores quanto para fidelizá-los.

Além disso, eles são importantes para que a empresa avise o público sobre shows, promoções, campanhas, eventos e o que mais estiver sendo oferecido pela organização. A quantidade de pessoas que vai conhecer a sua marca é muito grande e, o melhor, por um preço praticamente nulo.

Peça permissão para adicionar os clientes

Não se esqueça de que no marketing tudo precisa ser feito com muita cautela, pois está se tratando da imagem do negócio. Então, se você for agressivo, os clientes certamente vão achar que você está forçando a barra. E, sem dúvidas, isso vai trazer resultados negativos e prejuízos para a empresa.

Dessa maneira, não adicione contatos sem a permissão do cliente. Diga a eles que o seu negócio sempre está apresentando informações interessantes e promoções. O índice de aceitação certamente vai ser bem maior.

Segmente seus clientes em grupos específicos

A segmentação é indispensável para qualquer estratégia de marketing. A partir dela, você vai poder compreender as necessidades e as características do seu público-alvo, para, assim, conseguir direcionar as mensagens a ele. Quando se adapta a linguagem ao cliente, você aumenta a chance de trazer novos consumidores, de vender e de fidelizar os antigos clientes.

Que tipo de conteúdo postar?

Atendimento ao cliente

Por motivos óbvios essa é uma das funções mais básicas do aplicativo. Isso mostra que a sua empresa dá atenção imediata e direta aos consumidores. O atendimento por telefone significa conquista do cliente e aumento de vendas. É possível responder dúvidas, oferecer suporte e fechar vendas, tudo em questão de minutos.

Sorteios

Essa é uma tática bastante antiga e simples, mas muito eficiente. De maneira bem rápida, a mensagem é propagada nas redes pelos usuários que pretendem participar. Dessa forma, se o conteúdo for bem-feito, a mensagem pode até se tornar um viral e atingir uma grande quantidade de pessoas, o que é bem difícil até em campanhas pagas. O grande benefício é que o sorteio não custa caro para a empresa.

Vídeos

Os vídeos são muito importantes porque você vai poder usá-los em diversas abordagens. Pode apresentar um serviço ou um produto, mostrando os benefícios de comprá-lo, e como ele pode solucionar os problemas do cliente.

Pode esclarecer as dúvidas do público e também apresentar alguns depoimentos de consumidores satisfeitos. Ainda com esse recurso é possível falar sobre a marca, a história e os valores da empresa. É interessante contar algumas histórias que vão agregar valor ao cliente.

E o melhor é que a empresa não vai gastar muito com a produção do conteúdo, pois o WhatsApp tem uma característica de imediatismo, ou seja, serve para a empresa apresentar um conteúdo de maneira informal para os clientes.

Mensagens de áudio

Uma excelente função do WhatsApp para a troca de mensagem é o áudio. É possível enviar uma gravação de voz pelo aplicativo, o que não acontece em alguns chats. Essa ação vai acelerar a comunicação, pois não é preciso digitar um texto, o que em vários celulares é bastante complicado. Então, utilize esse recurso para tornar a sua negociação mais rápida.

Promoções originais

Assim como os sorteios, as promoções jamais vão fazer as empresas perderem dinheiro. Elas captam a atenção do público de forma rápida, fazendo com que elas olhem para a marca de maneira diferente.

Assim como acontece em qualquer outro canal de mídia, o uso do aplicativo deve ser muito bem planejado. Do contrário, fica bem fácil enviar mensagens que vão gerar conflitos e dispersão dos usuários, criando uma imagem ruim da empresa.

Ainda é importante frisar que é preciso ter moderação nos envios. Deve-se dosar a quantidade de mensagens para não parecer invasivo. Então, para não praticar SPAM, evite usar a propaganda pelo WhatsApp de maneira não programada. Para isso, é importante contar com profissionais que entendem do assunto, como a Bulk Services que entrega solução completa para envio de mensagens por esse meio.

E aí, o que achou da propaganda pelo WhatsApp? Ficou interessado? Então entre em contato conosco agora mesmo e confira os nossos serviços!

Comentários

Comentários