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O que mudou na forma de tomar a decisão de compra? Saiba aproveitar

por BulkServices



Antigamente, os meios de comunicação entre empresas e clientes eram bem diferentes dos dias de hoje e isso se dá por causa do avanço tecnológico, que provocou uma grande mudança de hábitos e no fluxo de informações. Os consumidores focam sua decisão de compra, muitas vezes, por redes sociais, por exemplo.

Atrair e encantar o consumidor é, sem dúvidas, uma das principais metas e também um desafio para os empreendimentos. Dessa forma, é preciso que sua empresa identifique exatamente como são esses novos hábitos do cliente moderno, pois esse fato pode ser determinante para o sucesso do seu negócio.

Pensando nisso, preparamos este post para que você saiba aproveitar tudo que a tecnologia oferece para alavancar a sua empresa e vender mais. Confira agora!

Hábitos dos novos consumidores

É fundamental que as empresas entendam que os novos consumidores escolhem onde comprar, trocar e retirar um produto.

Percebe-se que o varejo atual é multicanal, mas ele não está adaptado e pronto para realizar essas vendas de forma natural. As trocas, muitas vezes, não são aceitas na loja física caso a compra for realizada pelos meios virtuais.

Assim, analisar como utilizar o comércio pelas mídias sociais e entender como as pessoas praticam uma decisão de compra é fundamental para compreender essa jornada consumista. Os gestores precisam ter a percepção de como será o futuro da sociedade para se antecipar as necessidades.

Ao falarmos de jornada de compra, é essencial entender as necessidades de cada pessoa para depois potencializar uma ação. Dessa forma, é preciso explorar e entender quais são os obstáculos ou facilitadores que fazem a sua empresa concluir uma venda. Os empreendimentos que não levam em consideração estratégias conjugadas acabam diminuindo suas possibilidades de conversão e, por sua vez, menos vendas.

A expectativa dos clientes evoluiu

 Com o advento do e-commerce e do smartphone. As pessoas passaram a ter acesso às mercadorias e serviços disponíveis a qualquer momento. Apenas o fato de que a internet possibilita a eles compararem preços, qualidade e analisarem a satisfação de outros clientes significa que está bem mais simples manter uma lealdade de um consumidor que tem acesso a diversas alternativas.

Além do mais, a expectativa com o atendimento oferecido pelas empresas também ocasionou alterações no comportamento das pessoas no cenário digital.

Atualmente, os consumidores conhecem o poder que têm e não vão deixar de usá-lo se não estiverem satisfeitos com um produto ou serviço. Quando uma pessoa demonstra sua insatisfação nas redes sociais, isso pode gerar uma imensa repercussão negativa para uma marca, comprometendo até mesmo o seu negócio.

O processo de atendimento está bem mais dinâmico, pois as empresas precisam atender as necessidades de quem consome seus produtos. Assim, oferecer informações antecipadas é bem melhor que deixar que as pessoas venham atrás.

No entanto, é importante que os empreendimentos estejam presentes nos canais de comunicação. É preciso promover ações que façam com que seus clientes acompanhem a sua marca tanto on-line como off-line.

O perfil do consumidor ativo

Como eles estão bem mais informados que antes, o consumidor moderno prioriza certas características que precisam ser incorporadas peoas empreendimentos que buscam se destacarem no mercado.

Exigente, ele valoriza bastante o atendimento de qualidade. Com a quantidade enorme de informações nos meios que acessa constantemente, quando o consumidor adquire uma mercadoria ou serviço e recebe uma verdadeira experiência personalizada, provavelmente, voltará a utilizar os itens dessa mesma empresa.

Com a tecnologia de hoje já é possível realizar boa parte da jornada de compra sozinho. Pesquisar os preços mais atrativos, consultar fóruns e comparativos, saber das condições possíveis e, diversas vezes, chegar decidido sobre o que se almeja comprar e quais as vantagens que essa compra proporcionará.

Por conta disso, as empresas precisam de estar atentas, ter um bom conhecimento e buscar da melhor forma possível atrair e reter seus consumidores.

A tecnologia mudando o comportamento do consumidor moderno

O fácil acesso à informação torna a tecnologia uma ótima aliada. Grande parte das lojas conta com ambientes virtuais que facilitam compras, pedidos ou mesmo comparações. Assim, é imprescindível criar facilidade para que as pessoas tenham acesso, algo atrativo, e que garanta uma experiência prática e agradável para que o consumidor tome sua decisão de compra com segurança.

O desejo de compra pode ser estimulado em qualquer dia da semana, seja onde o seu consumidor estiver, visto que os smartphones deixam tudo ao alcance dos olhos e a um clique das compras. Aplicativos como o WhatsApp facilita os processos de compra, dúvidas e possíveis trocas de produtos. Ao trabalhar esse desejo despertado repentinamente (ou não), é certo que sua empresa alcançar o sucesso.

Porém, como se torna viável alcançar tantas pessoas diferentes em um curto espaço de tempo e com tantos concorrentes no mercado?

Uma estratégia voltada para o inbound marketing seria uma excelente opção. Faça sua empresa respirar o inbound e obtenha todas as respostas que precisa para alavancar os resultados.

Por meio dessa metodologia, há a possibilidade de analisar em qual das etapas do funil de vendas o seu lead se encontra, oportunizando a ele possíveis soluções, dados relevantes e várias outras ferramentas para agregar conhecimento sobre os produtos oferecidos pela marca, sempre conforme o estágio dentro do funil.

Além do mais, é necessário saber como, quando e onde agir, já que os consumidores se tornaram livres para optar pelo marketing ou não.

As vantagens de realizar campanhas mobile para o seu negócio crescer

O levantamento de dados que as plataformas digitais possibilitam pode gerar uma base de dados muito vantajosa para o seu negócio. Isso faz com que você conheça melhor cada um dos seus clientes e crie ações de marketing on-line personalizadas.

Dessa forma, fica mais fácil oferecer soluções voltadas ao público-alvo, o que ampliam as possibilidades de alcançar os seus resultados pretendidos.

Fica muito mais em conta investir em campanhas digitais. O retorno sobre o investimento é muito maior do que o das mídias convencionais.

Tudo isso reduz gastos porque as peças publicitárias on-line costumam ser produzidas inteiramente por computador, tornando menor a despesa que normalmente é realizada por meios gráficos ou audiovisuais.

Já o retorno maior no investimento é por causa da segmentação que as campanhas mobile proporcionam, criando uma comunicação mais efetiva e voltada para as pessoas certas.

Vários veículos de comunicação móvel oferecem soluções gratuitas para o anunciante. As mídias sociais, por exemplo, podem ser usadas sem custos, além de oferecerem alternativas de investimento para quem quiser fazer ações mais agressivas.

Assim esse fator que reduz os gastos e é possível expandir de modo mais variado a sua campanha, desenvolvendo estratégias mais integradas. Isso amplia consideravelmente as chances de atingir seus objetivos previamente definidos que, no caso em questão, é influenciar a decisão de compra dos consumidores.

E aí, gostou do nosso post? Que tal entender agora sobre os benefícios do marketing mobile?

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