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Marketing direto: o que é e como se beneficiar da prática

por BulkServices



Em tempos de crise, a melhor solução para grande parte das empresas é procurar alternativas com baixo custo para fazer as divulgações. Uma ótima saída, portanto, é utilizar marketing direto, que tem sido muito eficiente para aumentar vendas e fidelizar clientes. O marketing direto é quase sempre associado ao uso de malas diretas, no entanto, essa é apenas uma das ações que envolvidas nessa estratégia.

Com poucos recursos, é possível alavancar seus resultados. E então, ficou interessado em saber mais sobre essa estratégia que pode aumentar suas vendas sem exigir altos investimentos? Então continue lendo este texto e saiba como se beneficiar dessa prática. Boa leitura!

O que significa o conceito de marketing direto?

O marketing direto foca seus esforços exatamente naquele público que se interessa por seus produtos ou serviços. Ele busca meios de comunicação que se concentram nas necessidades individuais dos consumidores e que cultivam o bom relacionamento, aumentando, assim, a quantidade de fidelizações.

Logo, essa é uma estratégia que reforça o relacionamento com os clientes, visando que ele seja duradouro. E é por isso que ele vem se tornando uma das principais formas de chegar ao consumidor, pois assegura que o investimento não seja feito com quem não tem interesse pelo produto ou serviço. Mas, para ser efetivo, é necessário que haja uma carteira de clientes e que ela seja conhecida detalhadamente.

Mas, como fazer isso? É simples. Graças à tecnologia, é possível criar um banco de dados com informações relevantes de todas as pessoas que serão alvos da campanha, tais como: idade, renda, gênero, estilo de vida e demais informações importantes para a segmentação.

Feito isso, é possível saber com quem se “fala”, facilitando a definição de uma abordagem mais adequada para o público. As ações de comunicação, dessa forma, passam a ser mais personalizadas, o que estimula a interatividade. Isso vai agregar valor ao negócio e criar uma proximidade com o consumidor.

Quais as vantagens do marketing direto?

Agora que você já sabe o conceito do marketing direto, falaremos sobre as vantagens que ele pode proporcionar ao seu negócio.

Comunicação direcionada e eficiente

Como já mencionamos, quando se utiliza o marketing direto você sabe exatamente com quais consumidores está falando. Como a comunicação é realizada diretamente com os clientes, ela acaba se tornando mais eficaz.

Utilizando essa estratégia, é possível perceber que o retorno oferece muito mais resultados do que as ações feitas a partir do marketing indireto.

Conhecimento sobre o público-alvo

Considerando que o marketing direto permite que a empresa tenha um contato mais próximo do público, um canal de comunicação interativo acaba sendo criado, assim informações relevantes sobre os clientes são coletadas.

Dessa forma, é possível perguntar sobre as suas necessidades, dúvidas sobre a empresa e sobre o que eles prezam em um atendimento. Após obter essas respostas, você conhecerá os seus clientes e poderá traçar ações que estejam de acordo com as expectativas deles.

Customização de produtos e serviços

Esse é um dos principais benefícios do marketing direto. Ele permite que os produtos e serviços sejam personalizados baseando-se nas necessidades e desejos dos consumidores. Então, se um cliente tem mostrado grande interesse por determinado produto ou serviço, você poderá pensar em algumas ofertas para facilitar a compra.

Fidelização de clientes

Como consequência de uma comunicação mais eficiente e direcionada ao público e de um maior conhecimento sobre os clientes, você vai garantir o que toda organização sonha em ter: a fidelização dos clientes.

Isso acontece porque o relacionamento que será construído com o consumidor vai ser mais sólido e ele perceberá que a sua empresa se esforça para que seu público se sinta satisfeito.

Sendo assim, o marketing direto ajuda a mostrar para os consumidores que a empresa se preocupa com eles e prioriza suas necessidades e desejos. Além disso, eles perceberão que existe um diálogo aberto, com canais de comunicação criados justamente para essa função.

Quais as formas de se beneficiar ao máximo da tática?

Essa tática abrange várias ações que podem ser utilizadas para obter excelentes resultados a um baixo custo.

Mala direta

A mala direta é bem conhecida pelo público. Uma comunicação poderosa e super acessível para enviar ofertas, catálogos, promoções ou novidades em determinado endereço. Ela ajuda a construir uma marca, a aumentar a base de clientes e ainda a melhorar os resultados do negócio, além de ser uma ferramenta essencial para gerar proximidade.

Catálogo

O catálogo é uma grande oportunidade para reunir os produtos ou serviços principais para oferecer aos clientes. Ele busca oferecer aos consumidores o que a empresa tem de melhor e, claro, conquistar novas vendas. Para os clientes que já efetuaram a compra, ele procura uma oportunidade de pós-venda.

E-mail marketing

Agora vamos um pouco para o lado digital. O e-mail marketing é uma excelente ação de marketing direto. Por meio dele é possível oferecer produtos e extrair vendas para toda a sua base de contatos que já está formada. Uma das melhores ferramentas para gerar engajamento com o público.

Quiosques de autoatendimento

Também conhecidos como canais multimídia ou totens, os quiosques de autoatendimento são uma forma inovadora de trabalhar o marketing direto. Obviamente que, com a rotina tão corrida das pessoas atualmente, elas passam a preferir os serviços que oferecem rapidez e praticidade.

Os quiosques de autoatendimento são eficientes por esse motivo. Trata-se de promotores virtuais que funcionam 24 horas, promovendo a interatividade. Ou seja, diversas tarefas podem ser realizadas nesses quiosques, que exibem imagens, vídeos e informações importantes ao público.

Marketing digital

É possível trabalhar o marketing direto por meio de canais eletrônicos de comunicação, como as redes sociais, o e-mail marketing, o WhatsApp, entre outros. Manter um atendimento com os clientes nesses canais é aproveitar o ambiente que as pessoas mais utilizam hoje em dia para garantir mais vendas para o negócio.

O marketing direto é uma técnica que permite ao empreendedor uma ação mais focada no público que realmente interessa. Dessa forma, ele tem sido usado por empresas renomadas a fim de atingir e reter os clientes.

Diante dos fatos, podemos afirmar que, quando bem feito, o marketing direto é uma estratégia que garante um bom retorno para a empresa. Por isso, é importante e essencial partir do começo, conhecendo o público e buscando ferramentas ideais para que você possa obter resultados mensuráveis e com uma relação de custo-benefício bem melhor.

E aí, você gostou deste post? Então aproveite a visita em nosso blog e leia o texto Como usar o SMS Marketing para fidelizar clientes!

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