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Entenda o que é spam e saiba como evitá-lo!

por BulkServices



Certamente, a maioria das pessoas recebe de maneira frequente e-mails com ofertas para ficar rico em uma semana, para perder 50 quilos em dois meses, entre outras promessas milagrosas. E-mails como esses são considerados spams e podem ser muito prejudiciais para as estratégias de marketing. Mas, afinal, o que é spam?

O spam é praticado por empresas que possivelmente veem nele uma maneira barata e fácil de anunciar seus serviços e produtos ou por pessoas mal-intencionadas.

Sabendo, portanto, que o spam é extremamente prejudicial para as estratégias de marketing e, consequentemente, para a reputação das marcas, preparamos este post para que você entenda o que é spam e como evitá-lo. Confira e boa leitura!

O que é spam?

Essa prática significa utilizar meios eletrônicos para o envio de mensagens que, simplesmente, não foram solicitadas pelo destinatário. Em geral, o objetivo do spam é fazer propagandas de serviços e de produtos. No entanto, também é utilizado para disseminar boatos, aplicar golpes e espalhar softwares maliciosos.

Vale ressaltar que esse envio de mensagens não solicitadas ganhou o nome de spam devido à causa de uma enquete do grupo Monty Python. Nesse programa, dois clientes, em um café, percebem que os enlatados de uma marca norte-americana chamada Spam estão em todos os itens do cardápio, mesmo que os fregueses não queiram.

Quais atitudes podem ser consideradas como spam?

Usar palavras normalmente utilizadas em spammers

Muitas palavras foram usadas exaustivamente por spammers. Por isso, passaram a aumentar o alerta dos filtros de spam. Termos como “parabéns”, “gratuito”, “grande oferta” e “isso não é spam” acabam sendo analisadas novamente pelos algoritmos dos filtros antes de serem encaminhadas para a caixa de entrada.

Não ter permissão para envio de e-mail

Após a inserção de um novo endereço de e-mail em o seu banco de dados, é preciso pedir autorização ao destinatário para enviar e-mails posteriores. Grande parte dos serviços de e-mail marketing conta com formulários para que os destinatários possam autorizar a assinatura de newsletters.

Enviar e-mails dúbios

É fundamental ter um cuidado extremo com os assuntos dos e-mails. Lembre-se de que um e-mail dúbio ou, até mesmo, que indique um tema que não se encontra no corpo do e-mail pode ser considerado spam. Por isso, seja sempre verdadeiro e claro nas linhas de assunto.

Não enviar conteúdo significativo

Caso você esteja enviando e-mails apenas com promoções visando fechar vendas, é provável que os seus destinatários passem a não abrir mais os seus e-mails. Então, invista na criação de conteúdos interessantes que levem os seus clientes a conhecerem sobre determinado assunto.

Como manter suas estratégias longe do spam?

Não compre listas de e-mails

Em nenhuma hipótese a compra de e-mails pode ser considerada benéfica para as suas estratégias. Listas compradas trazem endereços de e-mails que pertencem a pessoas aleatórias. Além de não haver o consentimento, elas provavelmente não estão interessadas nos seus serviços ou produtos.

Produza e-mails em formato HTML

Grande parte dos e-mails é enviada no formato HTML. Mas, mesmo assim, há pessoas que enviam conteúdos apenas com uma imagem. Essa prática certamente vai colaborar para que o seu e-mail vá para a caixa de spam. A dica, então, é que se produza e-mails com 50% de texto e 50% de imagem.

Escreva e-mails sem cara de spam

Evite enviar e-mails com as promessas milagrosas que citamos logo no início do texto e também evite a cor vermelha. Há alguns detalhes que devem ser seguidos para que você não faça spam, como limitar o assunto para 50 caracteres, não usar caixa alta, não exagerar no uso etc.

Não seja insistente nas redes sociais

Nas redes sociais, uma forma muito comum de spam é de fazer uso da seção de comentários de posts que estão bombando para divulgar produtos, sites, entre outros. Isso faz com que o seu perfil seja denunciado ou, até, tirado do ar.

Agora que você já sabe o que é spam, procure produzir conteúdos interessantes para que as pessoas possam seguir o seu negócio. Com essas dicas, a sua marca estará livre de spam e com uma boa reputação.

Gostou deste post? Então, aproveite a visita para ler também o texto “Mensagem para SMS marketing: saiba como fazer a sua!

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