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Como usar a pesquisa de satisfação em campanhas de marketing

por BulkServices



Muitas organizações acreditam que pesquisar é algo complicado e distante de suas realidades. No entanto, isso não é verdade. A pesquisa é acessível para todas as empresas, além de ser um dos pontos-chave para o sucesso de um negócio.

Fazer pesquisa de satisfação para embasar as campanhas de marketing é uma prática que oferece diversos benefícios para a empresa, principalmente a chance de melhorar o relacionamento com os clientes.

Sabendo o que os clientes esperam e pensam sobre a empresa, a tendência é de que os erros diminuam e os processos passem a ser mais eficientes e melhor direcionados. Ou seja, a pesquisa de satisfação é o melhor caminho para conhecer os clientes e identificar as falhas e oportunidades de melhoria nos produtos ou serviços que você oferece.

Pensando nisso, preparamos este post para que você saiba como usar a pesquisa de satisfação em campanhas de marketing. Continue acompanhando e boa leitura!

Definir as plataformas para relacionamento

A pesquisa de satisfação é fundamental para que se identifique a melhor plataforma para se relacionar com os clientes. Verificar se eles preferem WhatsApp, redes sociais, e-mail ou SMS marketing, por exemplo, é uma maneira de modificar as estratégias e passar a utilizar a plataforma que mais lhes agrada.

Quanto mais se tem conhecimento sobre o comportamento dos consumidores, mais você consegue atraí-los e fidelizá-los. Portanto, estar nos locais que eles frequentam e oferecer novidades, promoções e conteúdos relevantes é o ponto de partida para o sucesso.

Identificar erros a tempo

Muitas vezes, empresas acabam persistindo em um erro simplesmente porque ele não é identificado. São tantos processos, departamentos e pessoas que uma informação pode passar despercebida. No entanto, há possibilidade de que um pequeno erro se torne um grande obstáculo, o que pode, inclusive, levar a um problema de imagem da marca, de receita ou de caixa.

Por isso, a pesquisa de satisfação é tão importante: a informação é muito útil para que você identifique erros de maneira rápida e tenha tempo para impedi-los. Se algo está indo mal, a pesquisa de satisfação vai ajudar você a agir a tempo.

Direcionar melhor os recursos

Já imaginou se fosse possível descobrir quais investimentos dão retorno financeiro e quais trazem prejuízos?

Essa tarefa acaba sendo descomplicada quando uma pesquisa de satisfação é realizada, já que você poderá identificar quais ações não tiveram aprovação dos clientes, facilitando, assim, o processo de corte de custos.

Além disso, ela auxilia na escolha de novos pontos de investimento, visto que é possível descobrir o que os consumidores sentem faltam e o que acham que deve ser melhorado.

Definir o público-alvo

A pesquisa de satisfação é um recurso que evidencia o grau de felicidade dos clientes com a sua empresa. Portanto, é uma forma de conhecer o público-alvo e compreender pontos como necessidades, desejos, anseios, expectativas e a maneira como ele olha para a sua marca.

Assim, com os dados desse público já levantados e mensurados, é possível dar um direcionamento mais certeiro às ações do negócio, evitando falhas e melhorando os meios de divulgação e promoção.

Identificar oportunidades

A pesquisa de satisfação é uma ótima ferramenta para descobrir novas oportunidades no setor da empresa. Ao compreender o que os clientes pensam e consideram importante, você encontrará novas oportunidades de expandir os negócios da sua empresa.

Os resultados de uma boa pesquisa são fundamentais para orientar os profissionais a investirem em ações mais eficientes, bem como servir de medida para modificar aquelas que não estejam gerando lucros.

A pesquisa de satisfação é uma das principais ferramentas para conquistar o sucesso de um negócio, já que só podemos controlar e melhorar o que conhecemos, não é mesmo? São infinitas as possibilidades que uma empresa tem diante da informação concreta sobre a satisfação dos seus clientes.

Vale a pena lembrar que a pesquisa deve ser um processo contínuo, visto que o público evolui e se transforma, assim como os processos da empresa.

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