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Como o WhatsApp e o SMS auxiliam a comunicar com millennials?

por BulkServices



Conseguir se comunicar com millennials está se tornando um desafio para as empresas. Adepta do atendimento rápido e eficiente, essa geração evita contato por telefone e prefere meios como SMS e WhatsApp para falar com as marcas.

Neste texto, apresentaremos dicas de como a sua empresa pode superar o desafio de elaborar essa comunicação de forma eficaz, conhecendo os canais que auxiliam nesse processo.

Quer melhorar saber ainda mais sobre os millennials? Continue a sua leitura para melhorar a sua comunicação com esse grupo!

Quem são os millennials?

Conhecidos também como geração Y, são os jovens nascidos na década de 1980 até o início dos anos 2000. Podemos definir as pessoas desse grupo como imediatistas, uma vez que fazem parte da era da internet, da comunicação instantânea, o que também lhes rendeu uma postura questionadora.

Até mesmo a parcela mais jovem desse público já consegue diferenciar propagandas enganosas e, assim, evitam as empresas que têm a intenção de realizar uma venda a todo custo, sem apresentar, por exemplo, alguma forma de engajamento, como o cuidado socioambiental.

Dessa forma, como o sucesso de qualquer estratégia de comunicação com o cliente está no estudo complexo sobre o comportamento das pessoas que a empresa quer atingir, é preciso entender que essa geração prefere viver experiências e valoriza muito mais a vivência de viagens e shows, do que um status social.

Por que é um desafio se comunicar com esse público?

Os millennials cresceram com a internet e o desenvolvimento acelerado dos meios de comunicação e, nesse contexto, aprenderam a diferenciar as estratégias de venda das empresas.

Por esse motivo, convencer esse público não é mais uma questão de campanhas de vendas e promoção. A geração Y veste a camisa de uma marca, valoriza as experiências proporcionadas pelas empresas e não acredita em todas as promoções que vê pela frente.

A seguir, mostramos alguns fatores comportamentais que diferenciam os millennials das outras gerações quando se trata de comunicação. Confira:

Preferem o conforto

Antigamente, quando os consumidores queriam entrar em contato com uma empresa, eles precisavam encontrar um número de telefone para ligar para as centrais de atendimento das empresas, um fenômeno que, inclusive, fez com que o surgimento de call centers crescesse absurdamente no país.

Essas ligações demoravam muitos minutos ou até mesmo horas até que os problemas e dúvidas fossem solucionados e, em alguns casos, ainda traziam o inconveniente de fazer com que a conta de telefone fosse até as alturas.

Já na atualidade, para se comunicar com os millennials, tudo o que uma empresa precisa é de uma presença constante nas redes sociais e de uma estratégia multicanal. Com esse modelo de atendimento é possível responder o consumidor por meio de mensagens rápidas e precisas.

Optam pelo consumo digital e consciente

Os millennials buscam os seus produtos online, conversam com amigos antes de realizarem as suas compras, pesquisam diferentes valores e utilizam a internet como vantagem. O smartphone pode ser considerado o melhor amigo desse público, uma vez que eles estão sempre conectados.

Com aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp que já conta com mais de 120 milhões de usuários só no Brasil, não é difícil se comunicar com os millennials. A dificuldade está em como fazer isso sem passar uma imagem de empresa invasiva.

Prezam pela sustentabilidade ambiental

Se a sua empresa ainda não investe em tecnologias sustentáveis e não participa de campanhas em prol da natureza ou de cunho social, está na hora de repensar o planejamento para atrair essa geração.

O motivo? Para se comunicar com millennials e garantir que eles se tornem fiéis clientes da sua empresa, é preciso demonstrar que a sua marca se preocupa com as mesmas questões que eles.

Essa geração trabalha duro para mudar o comportamento da sociedade em relação ao meio ambiente. Com isso as empresas que se moldam para ajudá-los nessa mudança não só conseguem fidelizar esse público, como fazem a diferença na construção de um futuro melhor.

Quais são os melhores canais para se comunicar com millennials?

Agora que você já compreende como é o comportamento dessa geração, selecionamos os meios de comunicação que ela mais utiliza e podem trazer resultados para a sua empresa.

SMS

O Short Message Service já faz parte das estratégias de comunicação das empresas, principalmente quando se trata de enviar mensagens curtas para os seus clientes e por um custo baixo.

WhatsApp

O aplicativo desenvolvido para smartphones que permite a comunicação instantânea entre dois usuários com conexão de internet ganhou o mundo nos últimos anos. É por meio dessa ferramenta que as empresas estão encontrando a maneira certa de se comunicar com a geração Y de forma personalizada.

Redes sociais

Além do SMS e WhatsApp, as páginas nas redes sociais também são indispensáveis para garantir uma comunicação multicanal eficiente com o seu público. É importante lembrar que, para reforçar a sua presença de marca, a linguagem utilizada em todos os meios da empresa precisa seguir o mesmo padrão.

E-mail

Conhecido como uma das estratégias mais eficientes do marketing digital, enviar e-mail para os millennials também proporciona bons resultados em uma empresa, pois eles abrem a sua caixa de entrada ao menos uma vez por dia!

Sendo assim, quando se trata de divulgar as próximas promoções, informar eventos ou encaminhar avisos sobre novos conteúdos publicados, a utilização dessa estratégia é recomendável para o seu planejamento.

Todos esses canais de comunicação são importantes para a realização de um contato certeiro com essa geração. Apesar de parecer uma tarefa difícil elaborar uma estratégia efetiva para eles, o que os millennials mais esperam das empresas são abordagens interativas e que agreguem valor às marcas, de forma que possam se identificar ao comprar um produto.

Ao utilizar o SMS e o WhatsApp para se comunicar com millennials, a sua empresa dá um passo à frente da concorrência e garante uma aproximação mais pessoal e natural com essa geração tão conectada e exigente.

É importante ressaltar, no entanto, que para utilizar esses canais, a empresa deve usar os dados de contato compartilhados pelos próprios consumidores. Comprar informações de usuários é invasivo e enviar mensagens para pessoas que não fazem parte do seu público-alvo prejudica o desempenho de toda a campanha de comunicação.

Gostou de aprender sobre como se comunicar com millennials? Então continue a sua visita em nosso blog e saiba tudo sobre o uso do WhatsApp para empresas!

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