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Aniversário do cliente: veja essas 5 dicas de estratégias de fidelização

por BulkServices



Com toda a possibilidade de interação atual, é natural que os clientes desejem e esperem que a sua marca interaja mais com eles. Mais do que isso, cada um quer ser percebido como um consumidor único para a marca. Diante disso, fica evidente que poucas datas são tão convenientes e benéficas para esse contato quanto o dia do aniversário do cliente.

Lembrar-se dessa importante comemoração, portanto, pode ser uma grande iniciativa estratégica para começar um relacionamento de fidelização e, assim, gerar mais vendas.

Ficou interessado e quer conhecer algumas dicas infalíveis de estratégias que podem ser utilizadas no aniversário dos seus consumidores? Então continue acompanhando e confira nossas 5 estratégias!

1. Personalize o e-mail marketing

Essa é uma das estratégias mais usadas para chamar a atenção dos consumidores, principalmente quando cada um deles é tratado de maneira pessoal e única.

Uma multinacional de gestão de banco de dados e de informações, a Experian, publicou uma pesquisa que destaca exatamente a relevância dos e-mails de aniversários para as estratégias de fidelização. Segundo ela, o consumidor fica muito satisfeito e contente pela lembrança da empresa, sendo possível trabalhar, com isso, a interação, o engajamento e a conversão dele.

2. Antecipe a comemoração

Muitos gostam de comemorar a data de aniversário, com a família ou os amigos, com uma viagem.

Então, por que não aproveitar e enviar um e-mail oferecendo algum tipo de oferta para que o cliente comemore em seu estabelecimento, por exemplo? Você pode manter a oferta válida por uma ou duas semanas, antes e após a celebração.

3. Utilize o WhatsApp

As formas de interagir com os clientes evoluíram muito com o grande avanço da comunicação e, hoje, fazer uso do WhatsApp é praticamente manter um relacionamento em tempo real.

O aplicativo já conta, atualmente, com mais de 1 bilhão de usuários ativos, desde estudantes, donas de casa até empresas privadas e públicas. Logo, o WhatsApp é uma ferramenta de marketing muito poderosa, excelente para ser utilizada no aniversário do cliente para fidelizá-lo, estabelecendo uma boa aproximação.

Mas não se esqueça de ter o seu público-alvo bem-definido, de usar a ferramenta com moderação e, claro, fazer uso dela apenas mediante autorização do cliente.

4. Invista no SMS

É fundamental reciclar algumas ideias, mas o ideal é que se invista em novas abordagens, afinal, desde os últimos aniversários do seu cliente muita coisa mudou. Por isso, enviar SMS continua sendo uma excelente aposta.

Como se trata de uma mensagem bastante pessoal e ainda personalizada, as chances de o cliente realmente ler o que você enviou são grandes. Dessa forma, é possível ter um bom retorno de investimento enviando uma condição especial ou um cupom de desconto para o aniversariante.

Veja alguns exemplos de mensagens que podem ser enviadas:

  • A semana do seu aniversário chegou! Nos próximos dois dias, nas suas compras acima de R$ 50 reais, o frete é por nossa conta.

  • Feliz aniversário! Aproveite o nosso desconto de 30% exclusivo para você neste dia.

  • Permita que o seu aniversário seja ainda mais especial e aproveite os R$30 reais de desconto nos nossos produtos.

5. Use a tecnologia como apoio

Dependendo da sua empresa, é completamente inviável que se confira a data de nascimento de cada um dos seus consumidores. Quanto mais pessoas fizerem compra na sua empresa, maior será o número de aniversariantes por dia, tornando essa tarefa muito demorada para que os funcionários a realizem manualmente.

Logo, a melhor solução é fazer uso da tecnologia como apoio. Portanto, ao utilizar uma plataforma que permita a configuração de envio nas datas de aniversário de maneira automática, por exemplo, você garante que nenhum cliente fique fora.

Lembrar o aniversário do cliente é uma das melhores maneiras de aumentar o potencial de fidelização da sua marca, fortalecendo o relacionamento. Portanto, é imprescindível apostar em novas estratégias para garantir a satisfação dos consumidores, como o uso do e-mail marketing, do WhatsApp e de SMS.

E aí, gostou deste post? Que tal aproveitar esse momento de aprendizado para conhecer  3 dicas incríveis para melhorar a comunicação com o cliente? Aproveite essa oportunidade!

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