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5 dicas essenciais para criar uma campanha de matrícula via SMS

por BulkServices



O envio de mensagens é cada vez mais utilizado como uma estratégia de marketing para atrair novos clientes e o melhor: os resultados têm melhorado conforme o esperado! Pensando nisso, que tal elaborar uma campanha de matrícula via SMS?

Essa é uma oportunidade diferenciada para mostrar aos seus futuros alunos que a sua instituição é modernizada e oferece uma facilidade de comunicação, dificilmente encontrada em outros lugares.

Gostou da ideia? Então continue a sua leitura e saiba como planejar a sua campanha de matrícula via SMS!

O que significa SMS marketing?

Podemos resumir o marketing como o processo de desenvolvimento de estratégias que buscam alcançar a satisfação do consumidor, atendendo todas as suas necessidades. Isso tudo é realizado a partir da contemplação das vendas, comunicações e desenvolvimento de um negócio.

O SMS é a abreviação de Short Message Service, ou serviço de mensagens curtas. Esse serviço está presente em todos os celulares espalhados pelo mundo e permite o envio de textos de até 160 caracteres. No Brasil, o serviço foi apelidado de torpedo, por conta da velocidade de recebimento do conteúdo.

Com essa junção surgiu o SMS marketing, que significa a utilização do envio de mensagens rápidas para transmitir informações relevantes, de determinadas marcas para os seus possíveis consumidores e clientes fidelizados.

Essa estratégia se mostra cada vez mais relevante para as empresas, uma vez que, segundo estudos, cada pessoa confere as notificações em seus celulares até 150 vezes ao dia.

Com o surgimento das novas tecnologias e da conexão de internet nos smartphones, esse serviço evoluiu e também passou a ser aplicado em aplicativos, como é o caso do WhatsApp, que já reúne mais de 120 milhões de usuários no Brasil.

Quais são as vantagens de utilizar o SMS em uma campanha de matrícula?

Com tantas possibilidades, os benefícios do uso do SMS nas estratégias de marketing digital são inúmeros. Listamos algumas utilidades dessa prática para você compreender a sua importância na aquisição de novos alunos. Confira!

Segmentação de envio

Que tal se comunicar de maneira diferenciada com cada aluno ou responsável? A partir da utilização de uma plataforma de envios especializada, é possível segmentar os seus números cadastrados e garantir o envio de conteúdos diversificados.

A segmentação é muito importante quando falamos de marketing digital, ela permite dividir assuntos em dicas, curiosidades, informativos, assuntos financeiros, promoções e muito mais. Com isso, a instituição consegue enviar a mensagem correta, no tempo correto, para converter o contato interessado em um aluno matriculado.

Praticidade e eficiência do envio de informações

Uma campanha de matrícula via SMS garante rapidez e agilidade na hora de transmitir a mensagem necessária para os contatos. Denominada de torpedo, o tempo de transmissão é de, no máximo, 60 segundos.

Ao receber um bom SMS, com conteúdo relevante e um CTA (Call to Action) eficiente, as chances desse usuário realizar a atividade proposta na mensagem são altas. 

Altas taxas de abertura

Você sabia que o SMS tem uma taxa de resposta 7 vezes maior do que o e-mail marketing? Ao utilizar essa estratégia as chances do usuário abrir a sua mensagem são de 98%.

As taxas de respostas do SMS são de 26% contra apenas 5% do e-mail marketing. E 90% das mensagens enviadas aos celulares dos seus clientes são abertas e lidas em menos de 3 minutos.

Como elaborar uma campanha de matrícula via SMS?

Com tantas vantagens ficou mais fácil de compreender todos os benefícios de planejar uma estratégia voltada para a comunicação móvel com o seu cliente, não é mesmo? Para auxiliar nesse processo, separamos algumas dicas que você pode priorizar na busca por resultados positivos!

1. Crie uma base de dados

O primeiro passo para criar uma campanha de matrícula via SMS é elaborar um banco de dados com números e informações a respeito dos contatos que vão receber as suas mensagens.

Então, nada de comprar listas prontas na internet, pois isso vai prejudicar a imagem da sua instituição, além de fazer com que você perca tempo com pessoas que não estão interessadas nos serviços oferecidos.

Ofereça um espaço de cadastro para que as pessoas interessadas no seu serviço possam disponibilizar os seus dados e receber as suas mensagens. Esse ambiente pode ser disponibilizado no próprio estabelecimento ou em uma janela no seu site.

2. Elabore conteúdos diferenciados para pais e alunos

A sua instituição é uma escola ou faculdade? Quais são os objetivos da sua campanha de matrícula? Essas informações são essenciais para a definição dos materiais que vão ser produzidos e enviados.

Quando uma campanha de matrícula via SMS é direcionada para os pais, a abordagem da instituição precisa ser voltada aos benefícios financeiros, vantagens de pagamento e qualidade estrutural e formação profissional dos professores.

3. Envie mensagens em horários apropriados

Ninguém gosta de receber um SMS durante a madrugada ou às 22 horas, pouco antes de dormir, principalmente se for algo de divulgação e promoção, não é mesmo? Portanto, existem algumas regrinhas a respeito do momento ideal para enviar a sua mensagem.

O ideal é que toda a campanha de SMS marketing seja realizada durante o horário comercial, ou seja, entre 08 e 18 horas. Dessa forma, as chances de conseguir a atenção do receptor e fazer com que ele realize as ações desejadas com a sua mensagem são maiores.

Ao enviar uma mensagem em um horário inapropriado, a sua instituição transmite uma imagem invasiva. Por isso, é preciso muito cuidado nesse quesito para evitar essa reação do usuário.

4. Evite enviar muitas mensagens

Nada de encher a caixa de entrada de SMS dos seus futuros alunos, afinal, ninguém quer começar as aulas com uma imagem negativa da instituição por conta de spam, correto? Então defina quais são os objetivos da sua campanha de matrícula e, a partir disso, elabore um calendário de envios natural para os destinatários.

5. Priorize o envio de informações relevantes

Vantagens da instituição, curiosidades sobre os cursos, dados a respeito da inscrição, valores das mensalidades, convites de visitação etc. São muitos os tipos de conteúdos que podem ser enviados em uma campanha de matrícula via SMS.

A intenção é mostrar aos interessados as vantagens de efetuar a matrícula em sua instituição, sejam pais ou alunos. Portanto, a partir da definição do público-alvo, já é possível elaborar uma campanha de sucesso para ser colocada em prática via SMS.

Uma campanha de matrícula via SMS pode ser a grande responsável pelo alcance dos resultados traçados durante o planejamento. Em razão disso, é importante contar com o auxílio de uma empresa especializada em softwares, que desenvolva ferramentas de automação para facilitar o envio dessas mensagens, garantindo um acompanhamento dos resultados obtidos.

Que tal começar a planejar a sua campanha de matrícula via SMS com uma empresa especializada no assunto? Entre em contato conosco e solicite um orçamento!

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