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4 tendências de marketing digital para ficar de olho em 2018

por BulkServices



A cada ano, inúmeras tendências de marketing digital vão surgindo. São conceitos e tecnologias que acrescentam ideias novas ao mercado. Das mais simples às mais complexas, tais ideias são executadas por diversas empresas, no entanto, os negócios que mais se beneficiam são aqueles que saem na frente do surgimento das novidades, desfrutando dessas tendências assim que elas surgem.

Conteúdos com mais relevância e mais diretos, comandos por voz, melhor gestão da informação e a tecnologia facilitando os processos que precisam ser automatizados são algumas das diversas tendências.

Hoje são mais de 100 milhões de pessoas no Brasil com acesso à internet. O que significa que o número de pessoas que uma estratégia de marketing digital pode atingir só aumenta e, com isso, há a necessidade de inovar.

Quer descobrir o que o mercado tem de melhor? Então confira 5 novidades que são tendências em 2018, para que você inove e saia na frente da concorrência. Vamos a elas? Boa leitura!

1. Uso de chatbots

Uma tendência que está muito relacionada à Inteligência Artificial é o chatbot. Mas, afinal, o que esse conceito significa?

É fácil, basta lembrar-se da Siri, da Apple. Ela pode executar diversas funções, como programar um alarme, ligar para alguém dos seus contatos, fazer pesquisas na internet, contar uma piada, entre outras coisas. Mas você não pode ensinar algo para ela, concorda?

Ou seja, o chatbot se trata de um programa de computador que faz aquilo que é programado. Ele simula uma conversa e não vai além disso. Dessa maneira, é possível automatizar tarefas burocráticas e repetitivas, o que deixa o profissional livre para resolver problemas mais complexos na empresa.

2. Utilização do WhatsApp Marketing

O seu desejo é se manter atualizado sobre as novas táticas e soluções do marketing digital a fim de aplicar ao seu negócio? Então, é fundamental que você saiba como utilizar o WhatsApp no seu planejamento.

Estamos falando de um aplicativo que conquistou um grande espaço na comunicação e no mercado. Ele oferece muitas oportunidades, que vão desde a personalização da marca da empresa até o serviço de atendimento ao cliente. Veja algumas vantagens de utilizar essa ferramenta:

Praticidade

Grande parte dos seus clientes certamente possui um smartphone com o aplicativo instalado. Por isso, é essencial que a empresa o utilize para avisos rápidos e para informações, como conversar sobre o produto ou serviço que ele adquiriu ou confirmar o envio de um e-mail.

Afinal, qual é o motivo de esperar o cliente responder o e-mail confirmando o recebimento do pedido se você pode perguntar pelo aplicativo e receber a resposta imediatamente? As pessoas passam a maior parte do seu dia conectadas. Aproveite isso para melhorar o seu relacionamento com o público!

Agilidade

Você pode criar grupos de acordo com os interesses dos clientes, assim é possível fornecer conteúdos certos para as pessoas certas. Outra possibilidade é fazer sorteios. Os clientes poderão contatar a empresa a qualquer momento e obter respostas imediatas, o que não é possível quando enviam e-mail.

Lembre-se de ter cuidado com o excesso de conteúdos e com o tipo de linguagem das mensagens. Enviar vários conteúdos por dia e com erros gramaticais não são boas práticas de marketing!

Fidelização dos clientes

Além de aproximar a sua marca dos seus clientes, o WhatsApp também é uma ótima ferramenta para fidelizá-los. Com o aplicativo, a empresa vai poder enviar novos serviços ou produtos que serão de interesse dos consumidores ou de um determinado grupo de clientes. Não se esqueça de segmentar os grupos por gênero, faixa etária, localização, etc.

3. Aumento do uso das mídias em áudio e vídeo

O conteúdo em áudio tem feito parte da vida dos consumidores cada vez mais. As pessoas, com sua rotina corrida, têm tentado otimizar o tempo, ouvindo os conteúdos enquanto fazem outras coisas, por exemplo, quando estão a caminho do trabalho, quando estão na academia, etc.

O podcast, com isso, vem ganhando espaço e os formatos mais conhecidos como e- books e blog posts têm sido produzidos com versões em áudio, oferecendo ao público mais opções de formato de consumo dos conteúdos.

Quanto aos vídeos, são o presente e o futuro do marketing digital. Os conteúdos com vídeos, de acordo com pesquisa do Moovly, oferecem 53 vezes de chances a mais de ser encontrado no Google quando se compara com os textos tradicionais. O que é uma diferença muito grande dentro de qualquer estratégia. Lembre-se de que, para fazer efeito, é fundamental que a estratégia de marketing com vídeos seja bem planejada.

4. Otimização da taxa de conversão (CRO)

Com certeza você já sabe que é preciso otimizar. Mas, provavelmente, não sabe que se pode fazer esse tipo de alteração com foco para resultados, certo?

É exatamente isso que o CRO disponibiliza para uma estratégia de marketing digital: a oportunidade de melhorar a performance de um blog ou site, diagnosticando problemas, tendo como objetivo o aumento das conversões.

Por meio da realização de testes, análise de dados e segmentação do público, fica muito mais fácil compreender como as conversões podem ser melhoradas. Outra maneira de aumentar os resultados por meio do CRO é atentando-se para alguns pontos, como:

  • provas sociais;

  • velocidade do site ou blog;

  • certificado de segurança.

5. Aplicação do marketing de conteúdo

São muitas as empresas do Brasil que utilizam o marketing de conteúdo. De acordo com a pesquisa Content Trends, da Rock Content, aproximadamente 70% das empresas utilizam essa tendência.

Tal ferramenta não pode ser deixada de lado quando o objetivo da empresa é aumentar as suas vendas e melhorar as suas conversões. Se você já investe nesse tipo de marketing, essa é uma boa hora de repensar as estratégias que são utilizadas.

A cada dia, se faz necessário investir em conteúdos personalizados para a sua marca, variando, principalmente, na apresentação de informações e na oferta de formatos.

Em tempos de recessão econômica, um dos grandes benefícios de investir no marketing de conteúdo — e que o coloca como uma das principais tendências do marketing digital — está na redução de custos com propagandas e anúncios nos meios tradicionais em troca de resultados mais precisos para o seu negócio.

Lembre-se de que é preciso produzir conteúdos que solucionem os problemas do seu público-alvo, medir os resultados e fazer testes constantemente a fim de saber o que está funcionando melhor para a sua empresa.

Esperamos que essas tendências de marketing digital tenham sido importantes para que você possa começar a implementar em sua empresa neste ano de 2018. Fique de olho nelas e acompanhe as novidades que vêm por aí, pois utilizá-las é uma forma de se destacar da sua concorrência.

E aí, o que achou deste texto? Gostou? Então continue com a sua visita em nosso blog e aproveite para ler também o texto “4 dicas para utilizar SMS para reduzir atrasos de pagamento”.

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