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4 dicas para elaborar uma estratégia de pós-venda efetiva

por BulkServices



Investir em uma estratégia de pós-venda é tão importante quanto investir na geração de novas negociações.

É a estratégia de pós-venda que irá ajudar você a garantir a satisfação de seus clientes, fazendo com que eles se sintam à vontade para recomendar sua marca a seus amigos e familiares, sendo essencial para qualquer negócio de sucesso.

Mas muitas empresas ainda encontram dificuldades na elaboração de suas estratégias de pós-venda. Pensando nisso, neste artigo você conhecerá 4 dicas para criar uma estratégia de pós-venda de sucesso. Confira!

1 – Seja proativo e não espere o cliente reclamar com você

Para que sua estratégia de pós-venda conquiste os objetivos de sua empresa, é muito importante que você interaja com seus clientes após o fechamento do negócio.

Peça um feedback honesto sobre a experiência de compra e a opinião sobre o seu produto. Aproveite também e faça contatos para garantir que o cliente utilize corretamente o produto ou serviço que ele adquiriu.

Assim você irá demonstrar que sua empresa realmente se preocupa com ele e não estava apenas interessada em vender.

2 – Invista em programas de fidelidade

Além de recomendar sua empresa para amigos e familiares, clientes satisfeitos também se sentem dispostos a comprar mais produtos de sua empresa.

Isso acontece porque eles já tiveram uma experiência positiva e preferem não arriscar comprando produtos de outras empresas.

E uma maneira de incentivar novas compras é investindo na criação de programas de fidelidade, em que sua empresa oferece benefícios exclusivos caso o cliente faça novas compras.

Estes incentivos devem ir além da simples oferta de descontos ou condições especiais de pagamento, mas também na oferta de brindes em datas especiais ou até mesmo de produtos exclusivos.

Assim, sua empresa irá fidelizar seus clientes, demonstrando que valoriza e se importa com eles.

3 – Mantenha os clientes informados sobre as novidades de sua empresa

Um dos erros mais comuns em uma estratégia de pós-venda é não fazer mais contatos com o cliente depois que ele fechou negócio com sua empresa, pois isso faz com que este cliente se esqueça do seu estabelecimento, e isso abre caminho para seus concorrentes.

Por isso é muito importante que você elabore estratégias para manter seus clientes informados sobre os produtos e serviços de sua empresa e até mesmo sobre as novidades do mercado.

Você pode fazer estes contatos por e-mail ou até mesmo pelo Whatsapp, desde que você compartilhe conteúdo que ajude o seu cliente com as dúvidas e problemas que enfrentam no seu dia a dia.

4 – Garanta um atendimento rápido e eficiente

Por mais que você seja proativo em sua comunicação com o cliente e faça contato com frequência para divulgar novidades sobre sua organização, não é possível evitar que alguns de seus clientes tenham problemas a serem resolvidos.

Por isso, garantir um atendimento rápido e eficiente é essencial para sua estratégia de pós-venda, impedindo que um pequeno problema prejudique toda a experiência de seu consumidor.

Sendo assim, ofereça para seus clientes vários canais de atendimento e não deixe de responder prontamente a qualquer dúvida que eles possam ter, por mais simples que pareçam.

Também não ignore as críticas sobre seus produtos e seu atendimento, pois elas podem ajudar você a melhorar continuamente os processos de sua empresa.

Seguindo estas dicas você será capaz de criar uma estratégia de pós-venda eficiente, construindo um bom relacionamento entre sua empresa e seus clientes, o que irá influenciar diretamente nos seus lucros.

E lembre-se: o pós-venda é um dos elementos mais importantes de uma estratégia de marketing de relacionamento.

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