Logo BULK Services

4 dicas de como fazer SMS marketing da maneira correta

por BulkServices



A cada avanço tecnológico, surgem novas formas de utilizar o marketing para impactar as pessoas que têm perfil para virarem clientes da sua marca. Esse é o caso do SMS Marketing, que se apoia na popularidade dos smartphones para entregar conteúdo de forma altamente direcionada com alto potencial de sucesso.

Por criar uma comunicação tão próxima do público, qualquer erro pode danificar seriamente a sua confiança. Então, saber como fazer SMS Marketing é essencial para que as suas campanhas tragam os retornos de que a sua empresa necessita. Trata-se de uma ferramenta bastante útil, mas somente quando bem utilizada.

Confira, a seguir, como funciona o SMS Marketing, seus benefícios, cuidados e dicas de como fazer SMS Marketing da maneira correta e obter melhores resultados.

Como funciona esse tipo de marketing?

O SMS Marketing é uma estratégia muito eficaz de fazer marketing e funciona, basicamente, com o uso de mensagens no celular para manter uma comunicação com os clientes. O celular permite essa comunicação, seja durante o dia, seja durante a noite, de modo muito mais produtivo, e com gastos reduzidos, do que se fosse feita por mala direta, por exemplo.

No entanto, é importante deixar claro que só será uma estratégia eficiente quando for utilizada de maneira correta. Lembrando que os abusos apenas afastam os clientes em potencial. Dessa forma, o ideal é que se saiba como fazer SMS marketing, e é o que explicaremos a você neste post!

Quais são os seus principais benefícios?

Alta taxa de abertura

Assim que um SMS é enviado para os celulares dos clientes, a taxa de abertura é muito alta. E, após aberta a mensagem, ela é lida por grande parte dos consumidores. Lembrando que, além de fazer uso do mecanismo que se encontra mais próximo dos clientes, o conteúdo simples e compacto faz com que eles sejam impactados facilmente.

Divulgação de conteúdo personalizável

Os bots (tecnologias que automatizam processos e, algumas vezes, até criam respostas para perguntas frequentes) podem ser usados para personalizar pequenas informações do conteúdo e para fazer uma ampla divulgação. Isso fará com que as suas ações de marketing sejam muito mais escaláveis e dinâmicas.

Resultados percebidos no curto prazo

Os intervalos entre o envio da mensagem, o seu recebimento e a leitura são muito pequenos e, por isso, os efeitos de divulgação podem ser vistos de maneira muito rápida. Obviamente que essa característica permite que as empresas façam um planejamento das suas ações de marketing próximas de seus objetivos.

Fácil mensurabilidade

Torna-se muito mais prático escolher os indicadores para acompanhar a produtividade de cada campanha SMS, uma vez que as ações se limitam às listas usadas com base nos cadastros.

Lembrando que uma dessas métricas é a taxa de abertura. Já que as campanhas precisam ser segmentadas, é possível avaliar a aceitação dessa forma de se comunicar com os clientes para cada perfil consumidor, por exemplo.

Possibilidade de uso de gatilhos mentais

Como as mensagens de SMS são curtas, uma excelente estratégia é o uso de gatilhos mentais. Eles significam, basicamente, mensagens poderosas que vão auxiliar no direcionamento da tomada de decisão dos consumidores.

Um bom exemplo desses gatilhos é a urgência, pois o cliente é induzido a tomar uma decisão de maneira rápida para que não perca uma oportunidade única.

Excelente custo-benefício

O investimento para fazer os envios de SMS é muito baixo quando se compara com o número de consumidores que serão acionados.

Sem contar que o retorno que os clientes podem trazer para o aumento das vendas acaba deixando a relação de custo ainda mais vantajosa para as empresas que adotam essa estratégia de comunicação.

Personalização das interações comerciais

É fundamental que se aprimore a experiência do cliente de maneira constante, ainda mais quando se trata de um mercado de atuação concorrido.

Fazendo uso de SMS nas campanhas, torna-se possível a personalização das interações, desde a nomeação do consumidor na mensagem até a oferta ou campanha que será direcionada para ele.

Quais são as dicas para fazer o SMS Marketing da forma certa e eficiente?

Faça uma boa segmentação de clientes

Não faz sentido enviar o mesmo conteúdo para toda a sua base de clientes. Na sua lista, há grandes chances de existirem segmentos que podem ser explorados para entregar uma comunicação mais eficiente.

Leve em consideração o nível de contato do público, o tipo de produto que costuma comprar, a data da última compra, entre outros. Depois, planeje o envio de SMS focado nessas abordagens para aumentar o nível de identificação dos destinatários.

Não traia a confiança do público

Pode parecer tentador, mas você precisa resistir aos “caça-cliques”. O seu conteúdo somente deve prometer o que você realmente pode entregar. Nada de enviar SMS chamativo para agregar valor legítimo à sua audiência.

Isso vale também como aviso para evitar uma redação vaga, como aquela focada apenas em vantagens genéricas de determinado produto. Em vez disso, tenha objetividade: mostre que o público precisa da sua solução.

Faça envios em horários estratégicos

Antes de iniciar a sua campanha de SMS Marketing, certifique-se de aprender o máximo que puder a respeito do perfil do seu público-alvo. Ao olhar para a rotina dessas pessoas, você pode adquirir uma informação bastante estratégica: os melhores dias e horários para entrar em contato com elas.

Por exemplo, se a sua audiência consiste em estudantes, não faz sentido investir no envio de SMS durante a aula. Se você quer a atenção exclusiva de seus potenciais clientes, leve em conta o dia de cada um para encontrar lacunas que possam ser aproveitadas.

Acompanhe os seus números de performance

Saber como fazer SMS Marketing é uma questão de utilizar essa tecnologia a favor dos objetivos da sua marca. No entanto, fica difícil imaginar se você está perto ou longe do alvo se não mensura suas métricas de sucesso.

Durante as suas campanhas, tenha um olhar voltado para os números. Confira em qual ritmo você está e se é necessário realizar ajustes na estratégia. Essa é uma das principais vantagens do marketing digital, então, não a desperdice.

Seja objetivo

Vá direto ao ponto da mensagem! A capacidade de sintetizar as informações é essencial quando se trata de elaborar conteúdos para campanhas em SMS, e os motivos são óbvios.

Afinal, você tem poucos caracteres para passar uma ideia ao seu destinatário, então, procure fazer um ótimo uso deles. Tente passar logo a mensagem, sem “florear” muito.

Atente à ortografia

Embora o seu texto tenha apenas 160 caracteres, isso não é motivo para deixar de ser bem escrito. Em qualquer tipo de marketing, um dos fatores mais fundamentais é a boa escrita e, em um texto curto, isso se torna ainda mais decisivo.

O espaço para transmitir a sua mensagem já é pequeno, e arruiná-lo com erros gramaticais e ortográficos seria um grande desperdício.

Saiba que, caso a mensagem não seja bem escrita, seus clientes simplesmente não vão levá-la a sério. E lembre-se de outro fator muito importante para que você se preocupe ainda mais com a escrita: atualmente, há muitos golpes sendo aplicados via SMS.

Não crie spam

Não se esqueça de que o seu objetivo é chamar atenção para seus produtos ou serviços e, claro, chamar atenção não é sinônimo de mendigar por ela ou, até mesmo, de se tornar inconveniente.

Por isso, é preciso evitar totalmente o spam. Afinal, isso pode resultar em um bloqueio do número da empresa, sendo muito difícil restabelecer o contato com o cliente.

Para tanto, evite usar palavras normalmente utilizadas em spammers (como gratuito e grande oferta), tenha permissão para enviar SMS e, principalmente, envie conteúdos significativos.

Incentive uma ação do consumidor

Se você costuma adiar suas tarefas até não poder mais, saiba que o seu cliente provavelmente também faz isso. A procrastinação está presente na vida da grande maioria da população.

Sendo assim, a partir do momento em que você estabelecer um prazo de validade para que o seu cliente tome alguma decisão, as chances de que ele resolva e não fique postergando aumentarão muito e, assim, a sua mensagem vai atingir o seu objetivo.

Quais os cuidados que devem ser tomados ao criar essas campanhas?
Para que se faça um uso adequado do SMS Marketing em suas campanhas, é importante conhecer alguns aspectos que devem ser considerados antes de agendar os disparos. Confira:

  • horário: o envio, por meio de canais homologados junto à Anatel, deve ser feito das oito horas da manhã às oito da noite, por exemplo;
  • identificação: é indispensável que você se identifique como remetente da mensagem. Trata-se de uma condição obrigatória que deve ser seguida mesmo quando for um segundo disparo para o mesmo destinatário;
  • opt-in: antes de fazer o envio da mensagem para qualquer base, é necessário que se solicite uma autorização prévia. Lembrando que ela pode ser adquirida por meio de um formulário impresso, pela web, por contato telefônico ou em eventos;
  • quantidade de caracteres: as mensagens devem ser objetivas, diretas e concisas. É muito importante não se esquecer de que há uma limitação de 160 caracteres por causa da mensagem de rodapé (utilizada para descadastro);
  • nada de polêmica: assuntos relacionados à religião ou à política, por exemplo, são totalmente proibidos em SMS.

Outra dica muito relevante é dar atenção especial à segmentação que vai ser realizada, seguindo exatamente o que se procura fazer nos envios de e-mail marketing. Por exemplo, se apenas homens de 40 a 50 anos devem receber determinadas promoções, é preciso respeitar essa regra e fazer o envio apenas para os destinatários que se encaixam nesse perfil.

Atente para essas dicas que acabamos de apresentar. Tal prática vai demonstrar o respeito que a empresa tem com os seus clientes e, além disso, aumentará as chances de que as suas campanhas apresentem excelentes resultados.

Ter em mente como fazer SMS Marketing é algo essencial para ter bons resultados com esse tipo de campanha. Será extremamente prejudicial para a sua marca se você mergulhar nessa ideia sem o devido planejamento. Com cuidado e pensamento estratégico, é possível entregar valor para o público e fidelizá-lo por meio desse método de comunicação. Fique de olho em tudo o que é inovador em sua área e atualize-se sempre.

Gostou do post e quer investir nessa estratégia? Então, entre em contato conosco e confira os nossos serviços!

Comentários

Comentários